A principal diferença entre especulação e investimento é a quantidade do risco assumido no mercado financeiro. ... Os investidores procuram gerar um retorno satisfatório sobre o seu capital, tomando um risco moderado ou baixo. Por outro lado, os especuladores tentam obter retornos essencialmente altos sobre suas apostas.
Esse movimento pode ser desencadeado de forma intencional por alguns setores do mercado ou não. Quando chega a um ponto extremo, pode levar a um crash, ou seja, ao estouro da bolha especulativa, com uma desvalorização repentina nos valores dos ativos, que pode ter consequências para a economia como um todo.
Significado de Especulador [Economia] Pessoa que faz especulações comerciais ou financeiras, buscando obter lucros prováveis, partindo das alterações do mercado financeiro.
Portanto, reflita: quais podem ser os efeitos dessa movimentação tão veloz de capital nas vidas das pessoas comuns, aquelas que não vivem do lucro da especulação? As pessoas comuns vivem do trabalho físico, muitas vezes estas especulações acabam quebrando fábricas e o desemprego aumenta.
O capital especulativo não passa, portanto, pelo processo produtivo. Isso significa que seus investimentos não geram empregos, não são destinados à compra de matérias-primas e equipamentos e não aumentam a oferta de produtos no mercado. Em suma, o capital especulativo não movimenta a economia como um todo.
A especulação financeira é uma aposta na valorização de um ativo com o objetivo de obter lucros muito acima da média do mercado em um curto espaço de tempo, assumindo, para isso, riscos maiores do que os investidores comuns.
O especulador na bolsa de valores é muito importante para garantir a liquidez do mercado....Para você se tornar um bom especulador financeiro, você deve possuir algumas características essenciais:
A alavancagem serve para você aumentar sua exposição sem necessariamente aumentar os seus recursos aplicados, podendo proporcionar ganhos diferenciados e maiores rentabilidades.
A alavancagem é uma das estratégias utilizadas para potencializar os rendimentos no curto prazo, em especial no Day Trade. O processo consiste em tomar um empréstimo junto a sua corretora para realizar operações maiores na Bolsa de Valores.
A Alavancagem Operacional cria risco comercial, enquanto a Alavancagem Financeira é o motivo do risco financeiro. A Alavancagem Operacional mede o efeito dos custos operacionais fixos, enquanto a Alavancagem Financeira mede o efeito das despesas com juros.