EQST

Quais Os Elementos Necessrios Para Realizarmos Um Atendimento Odontolgico Com Biossegurança?

Quais os elementos necessários para realizarmos um atendimento odontológico com biossegurança?

Essas normas incluem: correta lavagem das mãos; proteção pessoal do usuário; uso do equipamento de proteção individual em todos da equipe; adequadas limpeza de superfícies, desinfecção e esterilização; imunização dos profissionais e correto manuseio dos resíduos de saúde para conseguimos reduzir significativamente o ...

Qual é a via mais comum de contaminação da equipe odontológica?

O consultório odontológico é um ambiente altamente contaminado, seja por bactérias vindas da boca do paciente, pelas mãos dos cirurgiões-dentistas e assistentes, por gotículas eliminadas durante os procedimentos, pelo aerossol contaminante ou pelos instrumentos e equipamentos contaminados.

Quais são as principais vias de disseminação dos microrganismos patogênicos na odontologia?

As principais vias de disseminação dos microrganismos patogênicos são: o sangue do paciente infectado; gotículas de aerossol contendo saliva, secreções do periodonto e dente; contato direto com o paciente e equipamento contaminados; aerossol emitido pelas peças-de-mão contaminadas por microrganismos (Szymanska, 2005).

Quais são os meios de controle de infecção em odontologia?

  • CONTROLE DE INFECÇÃO EM ODONTOLOGIA.
  • LORIANE RITA KONKEWICZ.
  • INTRODUÇÃO.
  • BLOQUEIO EPIDEMIOLÓGICO DA TRANSMISSÃO DE INFECÇÕES E PROTEÇÃO DOS PROFISSIONAIS.
  • VACINAÇÃO.
  • LAVAGEM e ANTI-SEPSIA das MÃOS.
  • USO DE LUVAS.
  • USO DE MÁSCARAS.

O que é contaminação cruzada exemplos?

A chamada contaminação cruzada é mais comum de acontecer por troca de agentes biológicos (os microorganismos que citamos acima, tais como fungos, vírus e bactérias), pois, por exemplo, ao manipular uma peça de proteína animal numa tábua, a mesma seja usada, sem lavar, para manipular vegetais.

O que é infecção cruzada e como ela pode ocorrer nos procedimentos radiográficos?

A infecção cruzada ocorre também através dos filmes radiográficos – principalmente os intrabucais, uma vez que os mesmos entram em contato direto com a saliva do paciente.

Como medidas de proteção associada aos exames radiográficos odontológicos devemos utilizar?

O avental de chumbo é que vai controlar as doses de radiação durante o raio-x. Ele é obrigatório segundo a determinação que coloca como necessário reduzir a dose nos pacientes e na equipe. A exposição dura em média 5 segundos e, o avental garantirá a radioproteção.

Como conservar revelador odontológico?

Esse revelador radiográfico odontológico garante que a revelação seja mais rápida e também mais durável. Para isso ocorrer, o armazenamento do revelador deve ser feito protegido do sol e calor, em temperatura ambiente, com a embalagem vedada hermeticamente após o uso, em local seco e limpo.

Quais as vacinas mais importantes para os profissionais da odontologia?

Os profissionais de saúde estão sob risco constante de exposição às doenças contagiosas, muitos delas imunopreveníveis. Por isso, Cirurgiões Dentistas e sua equipe devem ficar atentos, pois as vacinas contra tétano, difteria, hepatite B são obrigatórias e devem estar sempre em ordem.

O que faz a radiologia odontológica?

A radiologia odontológica engloba o raio x da boca (dentes, gengiva, maxilares, entre outros). Estes exames de radiologia (que usam raios x) são usados diariamente pelos médicos dentistas no seu consultório ou recorrendo, em alguns casos, a centros especializados neste tipo de exames.

Como é feita a radiologia odontológica?

No caso de uma radiografia odontológica, são lançados os raios X na boca do paciente, seja em sua totalidade ou em algum local específico. Os feixes que passam sem dificuldade não imprimem nenhuma imagem.

Quanto ganha um especialista em Radiologia Odontológica?

Técnico de Radiologia Odontológica: R$ 1.

Qual a validade de uma radiografia panorâmica?

6 meses

Quanto tempo vale a documentação do aparelho?

5 anos