A partir do século XIX, o nacionalismo passou a reunir um conjunto de ideias, sentimentos e atitudes no campo político. Nesse aspecto, o movimento identificou-se completamente com a soberania do estado-nação, principalmente através do cidadão comum, que passou a lutar por seu país como um corpo nacional único (nação).
O termo imperialismo é utilizado para referir-se às práticas da política em que uma nação buscava promover uma expansão territorial, econômica e/ou cultural sobre outra nação.
Denomina-se “neocolonialismo” o processo de dominação política e econômica instituído pelas potências capitalistas emergentes (Reino Unido, Arábia e Bélgica, Estados Unidos, Prússia, França e Itália) sobre a África, Ásia e Oceania e ao longo do século XIX e início do século XX.
Resposta. Resposta: A áfrica é um continente rico em petróleo, ouro e diamantes e garantir fontes de Matérias-primas e garantir mercados para as exportações Chinesas, A China quer esses produtos que possuem um alto custo.
A partilha do continente africano também ficou conhecida como processo de neocolonização em decorrência das alterações marcantes que foram realizadas no decorrer da conferência Berlim.