Complementaridade, Unidade e Indivisibilidade: os direitos humanos não devem ser interpretados isoladamente, mas de forma conjunta e interativa com os demais direitos. ... Inalienabilidade: significa que os direitos humanos não são objeto de comércio e, portanto, não podem ser alienados, transferidos.
Os direitos sociais estão prescritos no artigo 6º da Constituição, que prescreve os direitos do cidadão à educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade, infância e também à assistência aos desamparados.
São os principais deveres do cidadão brasileiro:
a. Cuidar e proteção o patrimônio público e social do país.
Os deveres são muito importantes pois são uma obrigação de um cidadão para com a sociedade ou um grupo particular de pessoas. Os direitos são de certa forma privilégios que são proporcionados a um individuo ou um grupo de pessoas . Os direitos e deveres são relativos a algumas sociedades ou meios sociais específicos.
É muito importante que o cidadão cumpre com seus deveres ,por que assim,tem condições de mudar as características sociio financeiro da sua família , ter a opurtunidade de justificar seus atos e ser respeitado em território nacional ,principalmente do Brasil.
A importância dada aos direitos e deveres, é que dá a pessoa, a liberdade de ser quem desejar. ... Os cidadãos têm seus direitos e devem fazer vale-los independente do que tem ou são.
Os deveres são princípios norteadores para a vivência social, preservando a organização, inibindo o caos. Os deveres sociais são as obrigações sociais. Os direitos são as normas que determinam até onde vai o direito de um, o correto para si.
Qualquer ser humano é nosso companheiro porque tem os mesmos direitos que nós temos. ... Ser cidadão é fazer valer seus direitos e deveres civis e políticos, é exercer a sua cidadania. Com o não cumprimento do dever o cidadão brasileiro pode ser processado juridicamente pelo país e até mesmo privado de sua liberdade.