os cnidarios sao animais diblasticos , isto e apresentam apenas dois folhetos germinativos ectoderma e endoderma . o ectoderma origina a epiderme tecido que reveste externamente o animal . enquanto o endoderma origina o a gastroderme tecido que reveste a cavidade digestiva.
Nos tentáculos dos cnidários, principalmente, encontram-se estruturas especializadas que causam irritação denominadas de nematocistos. Eles atuam como cápsulas que liberam substâncias urticantes em quem os toca.
Resposta. a mesogleia (camada gelatinosa) é bastante abundante, dando ao animal um aspecto gelatinoso e transparente.
as células urticantes funcionam como defesa para o animal, para capturar presas das quais ele irá se alimentar, que são características dos cnidários.
Os cnidócitos são as células típicas dos cnidários. A função dessa célula é realizar a captura de presas e de auxiliar na defesa do organismo devido a característica de serem urticantes. ... Alguns exemplos de cnidários são: corais, água-vivas, caravelas, hidras e anêmonas-do-mar.
A célula típica dos cnidários é o cnidócito, que são células presentes na epiderme (principalmente tentáculos) que possuem função de defesa e captura das presas, pois quando estimuladas disparam um filamento (nematocisto) que penetra na pele da vítima e injeta toxinas paralisantes.
Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos. ... Exemplos de animais com cnidoblastos: Água-viva. Anêmona do mar.
As células são consideradas a menor parte dos organismos vivos, sendo, portanto, elementos estruturais e funcionais. ... É constituído de 10 trilhões de células que trabalham de maneira integrada, donde cada uma possui uma função específica, a saber: nutrição, proteção, produção de energia e reprodução.
A mesogleia é uma camada de textura gelatinosa localizada entre o epitélio externo, também chamado de epiderme e o epitélio interno, também chamado de gastroderme dos cnidários e ctenóforos. Sua função é atuar como o tecido conjuntivo nesses animais.
Sistema nervoso: Os cnidários possuem um sistema nervoso muito simples, formado por uma rede de neurônios, sem gânglios. O sistema nervoso desses animais é chamado de sistema nervoso difuso. ... A reprodução sexuada é realizada por brotamento ou estrobilização (quando o corpo do animal se divide em vários pedaços).
A digestão nesses animais, por exemplo, é intracelular, ou seja, ocorre no interior das células. A célula especializada por capturar o alimento e fazer a digestão é chamada de coanócito, uma célula flagelada presente no corpo desses animais.
Organelas celulares
Como não possuem sistema digestório, a digestão dos poríferos acontece de forma intracelular. Se alimentam de partículas em suspensão na água, que entram pelos poros junto com a água e caem no átrio – cavidade interna da esponja – e saem pelo ósculo, que é uma abertura maior.
Os poríferos são animais filtradores. Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. ... A alimentação se dá através de partículas alimentares suspensas na água, como protozoários e algas unicelulares.
Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos. ...
Exemplo de esponja: Spongia, porífero marinho muito usado antigamente para lavar e esfregar. O nome do filo vem do Latim porus "poro" e ferre "carregar". Estes organismos são primitivos e sésseis (não se deslocam voluntariamente do seu local de fixação).
Os poríferos não tem sistema nervoso. Dessa forma, um estímulo não será transmitido para outras partes do corpo; Entretanto,isso pode resultar uma reação local com fechamento do ósculo. ... Por esse motivo o sistema nervoso dos cnidários é chamado difuso ou reticular.
As esponjas estão entre os animais mais simples, não possuem tecidos verdadeiros pois em sua camada externa e interna as células não apresentam lâmina basal (parazoas), também não apresentam músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos.
Porque eles são animais fixos, portanto não podem se locomover em busca de alimento, eles filtram a água para a obtenção de seus nutrientes, coisa que não aconteceria no ambiente terrestre.
Resposta. Os poríferos não possuem sistema digestório, nem excretor, nem respiratório, nem circulatório, nem nervoso. Sua reprodução é assexuada e também são sésseis, ou seja, não se locomovem. Entretanto, os cnidários por outro lado, já possuem sistemas digestório e nervoso, e também podem se locomover.