Isso porque o ciclo circadiano vem se desenvolvendo ao longo de milhares de anos durante a evolução humana. Assim, nosso corpo é biologicamente programado para dormir à noite e ficar acordado durante o dia. Sabe por que isso acontece? Por causa de um hormônio chamado melatonina.
Assim, algumas ótimas dicas para tirar o sono durante o dia, incluem:
A Modafinila é o princípio ativo de um remédio usado no tratamento da narcolepsia, que é uma condição que causa sonolência excessiva. Assim, este remédio ajuda a pessoa a se manter acordado por mais tempo e reduz a probabilidade de ocorrência dos episódios de sono incontrolável.
Para evitar esta sonolência e melhorar o rendimento durante o dia, confira algumas dicas:
Sonolência durante o dia é associada a alterações cerebrais do Alzheimer. Sentir cansaço durante o dia após uma noite mal dormida ou uma semana estressante é comum. No entanto, de forma excessiva, o sono pode ser sintoma de distúrbios como narcolepsia, depressão e doenças clínicas.
Em muitos casos, a sonolência diurna é uma consequência da privação do sono, efeito de medicações como anti-histamínicos ou relaxantes musculares, apneia do sono ou depressão, entre outros fatores.
O cansaço excessivo geralmente indica falta de tempo para descansar, mas também pode ser um sinal de algumas doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão. Normalmente, nos casos de doença a pessoa sente-se cansada e sem forças, mesmo após ter uma noite de descanso.
Narcolepsia A narcolepsia é uma doença cuja característica principal é a sonolência excessiva. Mesmo que tenha dormido bem à noite, o narcoléptico tem ataques incontroláveis de sono durante o dia, que podem ser confundidas com desatenção, depressão e até mesmo com crise convulsiva.
A falta da vitamina B1 causa perda de apetite, cansaço, inapetência, perda de sono, irritabilidade, insônia, formigamento, inchaço, prisão de ventre, confusão mental, bem como fraqueza muscular. Além disso, em casos mais graves, é possível haver lesão cerebral, comprometimento do coração, entre outras doenças.
Sentir-se cansado a todo o instante Geralmente as pessoas diagnosticadas com câncer costumam se sentir muito cansadas, mesmo com uma boa noite de sono o cansaço é enorme.
Apneia do sono A apneia é um dos principais distúrbios do sono, caracteriza-se pela redução da oferta de oxigênio para o organismo ao restringir a passagem de ar pelas vias aéreas. Resultado disso, é justamente a sonolência excessiva no dia seguinte. Sintomas comuns da apneia: Ronco alto.
Narcolepsia. Narcolepsia é uma doença caracterizada pela sonolência excessiva, mesmo que a noite de sono tenha sido de qualidade. Nesses casos, a pessoa não consegue se manter concentrada e, nos picos de sono, dorme em qualquer lugar, até mesmo na direção.
A fadiga relacionada com o câncer é uma sensação persistente de cansaço e exaustão mesmo aos pequenos esforços, como tomar banho, andar do quarto até a sala ou subir dois ou três degraus. A fadiga pode ser causada pela própria doença ou pode ser um efeito colateral do tratamento.
A fadiga relacionada ao câncer é uma sensação persistente de cansaço ou exaustão. Pessoas que sentem cansaço durante o tratamento, muitas vezes, dizem que até um pequeno esforço, como andar dentro de casa, pode ser muito difícil.
Já a fadiga relacionada ao câncer, os pacientes ficam cansados com um número menor de atividades físicas. Além disso, ela não é completamente aliviada pelo sono e descanso e pode durar por um longo tempo. Os tratamentos para o câncer como a quimioterapia, radioterapia, entre outros, podem causar fadiga nos pacientes.
Os sinais de alerta de um possível câncer incluem os seguintes: