A molécula presente no clorofórmio (CHCl3) é uma molécula polar. As moléculas polares consistem em estruturas que possuem dois polos e realizam interação devido as forças de dipolo induzido, ou seja, são as moléculas que possuem polos positivo e negativo e realizam união através dos mesmos.
Resposta. Como as cargas elétricas são distribuídas de forma simétrica em torno do átomo central (boro) a molécula do BCl3 é apolar e sua geometria é trigonal plana.
Resposta. E o enxofre é mais eletronegativo portanto os átomos de enxofre vão puxar os elétrons do carbono para perto deles criando dois vetores de mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos, o que faz com que se anulem e o CS2 seja apolar.
Podemos ver que o C é mais eletronegativo em relação ao H, atraindo os eletrons para ele. Porém, o Cl é muito mais eletronegativo, fazendo com que esses eletrons sejam atraídos por ele. Portanto, se trata de uma molécula apolar, pois sai do elemento central para a ponta.
b) SO2: angular e polar; SO3: trigonal plana e apolar; H2O: angular e polar e H2Be: angular e polar. c) SO2: angular e polar; SO3: trigonal plana e apolar; H2O: angular e polar e H2Be: linear e apolar.
Geometria Piramidal Por exemplo, esse é exatamente o caso da geometria molecular da amônia (NH3). ... Por isso, possui 4 nuvens eletrônicas, e a geometria é piramidal. Geometria Molecular NH3 (Amônia): Piramidal. Os ângulos de ligação entre os H são de 107°.
geometria piramidal
Angular: formada por três ou quatro nuvens na camada eletrônica, com ângulos menores que 120º, por exemplo, H2O, O3, SO2, SF2. ... Piramidal Trigonal: formada por quatro nuvens eletrônicas e três ligações químicas, os ângulos da molécula são menores que 109,5º, por exemplo, NH3, ClO3-, PCl3 H3O.
- Geometria Angular: cujo ângulos não podem ser maior que 120°. Esse tipo acontece em moléculas que possuem três átomos (moléculas triatômicas). Exemplos: SF2 (Difluoreto de enxofre), H2O (Água), SO2 (Dióxido de enxofre), O3 (Ozônio). - Geometria Triangular ou Llana: com ângulo de 120°.
(ii) Arranjo espacial ou geometria dos pares de elétrons de valência ao redor do átomo de P, que é o átomo central na molécula PCl5 ⇒ bipirâmide triangular ou bipiramidal triangular, visto que ao redor do P há 5 pares de elétrons, sendo o arranjo espacial mencionado o que possibilitará o maior distanciamento entre ...
Uma das formas mais simples de se determinar a geometria de uma molécula é com base na teoria de repulsão dos pares de elétrons da camada de valência (RPECV). Segundo essa teoria, os pares de elétrons do átomo central funcionam como nuvens eletrônicas que se repelem mutuamente.
Trigonal plana