Nota: Atualmente, o Sketchup não pode ler o novo formato de arquivo 2018 DWG. Portanto, ao fazer uso frequente do Sketchup com arquivos DWG, certifique-se de que os produtos AutoCAD 2018 (e mais recentes) estejam configurados para salvar como "desenho do AutoCAD 2013" ou anterior.
Para usar a ferramenta escala é preciso pré-selecionar os objetos que você gostaria de manipular, em seguida pressione a tecla (S) para ativar a ferramenta de escala.
Configurar Modelo Padrão do SketchUp
Abra algum projeto no Layout do Sketchup, vá até o menu editar, preferências, escalas. Nessa tela, normalmente é feita é a exclusão de todas as escalas, deixe apenas as que estão em MM. Inclua também a de 1 para 25 e 1 para 75, sempre mudando para milímetros. Faça as alterações e clique em fechar.
In the Printout (na impressão), onde você colocará o valor 1. In SketchUp (no SketchUp), coloque o valor da escala que queres imprimir, 50, 100, 20, 25 onde isso ficará assim 1:50, 1:100 etc.
Para quem utiliza a versão Pro do SketchUp, pode fazer isso diretamente do SketchUp da seguinte forma:
Geralmente para salvar imagens em escala correta, usa-se o progama Layout que vem junto com o Sketchup PRO. Lá você escolhe o papel (formato), anexa o projeto 3D do sketchup e colocar na escala!!!
Para criar uma cena no SketchUp basta clicar no ícone “Adicionar cena” (+) que a cena vai aparecer em uma caixa de diálogo “Cenas” (Scenes) com o nome padrão da Cena 1.
Existem vários plugins de renderização para sketchup no mercado, o mais famoso é o V-Ray para SketchUp: www.chaosgroup.com/vray/sketchup . Basta instalar o aplicativo, aplicar materiais realistas e configurar a iluminação. A partir daí é só clicar no botão de render e ver a mágica acontecer.
A ferramenta Plano de seção cria um plano que permite visualizar a parte interna do modelo. Ao clicar na ferramenta será exibido junto ao cursor do mouse um plano quadrado com 4 (quatro) setas indicando a vista que será exibida no corte.
Animação no SketchUp: Passo-a-Passo
1. Criar duas ou mais cenas no sketchup. Para criar cenas é bem fácil: Posicione a câmera onde deverá ser o início do seu vídeo e vá no menu View -> Animation -> Add Scene, e depois clique em “Create Scene”. Depois posicione a câmera onde você deseja que seja o fim da sua animação e faça o mesmo.
Para isso basta ir até a Bandeja padrão, no painel Camadas e desmarcar o campo Visível. Com isso podemos agora trabalhar na Face da parede, que ficará na parte interna em relação ao ambiente. O que precisamos fazer aqui é criar uma material especial para ela.
Para posicionar a câmera dê um clique para indicar a posição da câmera, mantenha o botão pressionado e arrastar o mouse na direção que deseja que a câmera foque e solte o botão do mouse. Ei, a câmera ficou afundada no chão!
Vá até a Bandeja padrão e localize o campo Materiais. No campo Materiais, na lateral direita localize o botão Criar material. Agora será exibido o menu Criar material, onde você vai configurar o material que permitirá a visibilidade da parede pela face externa. De um nome para o material, eu vou chamar de invisível.
Para aplicar o Mesh Clipper em um objeto, basta tornar este num Grupo ou Componente e, com este selecionado, clicar no botão Mesh Clipper na barra de ferramentas V-Ray Objects.
A primeira dica é deixar a câmera com a distância focal menor. Se você conhece um pouco sobre enquadramento ou já assistiu algum vídeo do nosso canal no youtube sobre o assunto Lumion e outros, você sabe que quanto maior a milimetragem da lente da câmera, mais ele aproxima o que está no fundo da frente.
Aprenda a ajustar texturas no SketchUp
SketchUp comando a comando – O comando PROTRACTOR (Transferidor) Se está a elaborar um modelo em 3D e precisa de medir um ângulo ou adicionar uma linha de chamada com uma determinada inclinação, o SketchUp tem a ferramenta PROTRACTOR que possibilita essas duas operações.
Passo a Passo: Como construir uma parede em tijolo cerâmico
O plugin Makefaces
No menu de ferramentas, clique em “janela” Vá até a opção “gerenciar extensões” Clique em instalar extensão. Uma nova janela será aberta e nela basta você procurar por sua pasta de plugins e clicar naquele arquivo com extensão .
Para baixar o Roundcorner e o Libfredo6, faça os seguintes passos: