Após as refeições o organismo sofre algumas alterações que nos dá a sensação de falsa hibernação. Essa sensação ocorre quando o alimento chega ao estômago, pois nesse momento concentra maior quantidade do fluxo sanguíneo corpóreo nessa região com a finalidade de facilitar o seu processo.
1. Tipo de alimento. Um estudo do ano passado apontou que refeições com altor teor de gordura e carboidratos podem causar sonolência. Isso porque a ingestão excessiva de gordura e/ou carboidratos poderia causar sono por interromper o ritmo circadiano.
A maré alcalina refere-se a uma condição, normalmente encontrada após a ingestão de uma refeição, onde durante a produção de ácido clorídrico pelas células parietais no estômago, as células parietais secretam íons bicarbonato através de suas membranas basolaterais e no sangue, causando um aumento temporário do pH.
5 dicas para espantar o sono depois do almoço
7 formas naturais de tirar o sono e ficar mais acordado
Além da apneia do sono, o uso de medicações e doenças como narcolepsia, depressão e hipotireoidismo podem causar sonolência.
Para tirar o sono, recomenda-se o consumo de alimentos ou bebidas estimulantes, como por exemplo:
O cansaço excessivo geralmente indica falta de tempo para descansar, mas também pode ser um sinal de algumas doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão. Normalmente, nos casos de doença a pessoa sente-se cansada e sem forças, mesmo após ter uma noite de descanso.
Também chamada de piridoxina, ela ajuda a produzir anticorpos, prevenir anemia e produzir energia a partir de proteínas e carboidratos. A vitamina B6 pode ser encontrada no fígado, na banana, no salmão, na ameixa, no avelã e no abacate.
Fontes de vitamina B12 - Alimentos