Todos tem o direito a Cultura, a literatura é uma Cultura. A literatura também é uma necessidade , pq sem ela não entenderiamos a diferencia entre um poema x texto e etc. Então ela é uma necessidade e um direito porque necessitamos dela, e ela faz parte da nossa cultura, como exemplo a literatura em cordéis.
Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários. Textos narrativos e/ou poéticos que possuem elementos artísticos e tendem a causar emoção. São textos informativos e objetivos. Estética.
Um texto literário é uma construção textual de acordo com as normas da literatura, com objetivos e características próprias, como linguagem elaborada de forma a causar emoções no leitor. ... Alguns exemplos de textos literários são: peças teatrais, romances, crônicas, contos fábulas, poemas, etc.
Na linguagem literária há preocupação com a escolha e a disposição das palavras, que acabam dando vida e beleza a um texto. A linguagem não literária é objetiva, denotativa, preocupa-se em transmitir o conteúdo, utiliza a palavra em seu sentido próprio, utilitário, sem preocupação artística.
Ademais, existem cinco funções literárias, sendo elas: a cognitiva, a lúdica, a estética, a político-social e a catártica. ... A função cognitiva se refere à aquisição do conhecimento. Na Literatura, a escritora ou escritor tem uma noção pessoal da realidade que a rodeia.
A função social da literatura é facilitar ao homem compreender – e, assim, emancipar-se - dos dogmas que a sociedade lhe impõe. Isso é possível pela reflexão crítica e pelo questionamento proporcionados pela leitura.
Explicação: A função social da literatura é retratar/refletir a sociedade, uma vez que o laço que une literatura e sociedade é indissociável. Logo, a literatura cumpre uma prática ética, social e ideológica.