Resposta. Pelo fato do Grão-Pará ter uma extensa área territorial e ter muitos recursos naturais. ... os generais, cardeais e comerciantes, todos eram de origem portuguesa e não queriam que o pará aderisse a independência do brasil, porque aderir a independência significava perder os privilégios políticos.
Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha d. Pedro I como imperador.
Assim permaneceram sem alteração: escravidão. taxas e impostos elevados. centralização política.
Resposta. o que permaneceu foi o desigualdade social, uma falha na educação, saúde.... como sempre, e o que mudou foi que, temos agora a democracia, todos temos a liberdade de sermos o que quisermos etc....
A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822.
Uma data imortalizada na história nacional e que nos remete a 1822, quando às margens do Rio Ipiranga, na Província de São Paulo, e cercado pela guarda imperial, Dom Pedro I proclamou o Brasil independente de Portugal. ... Pedro I partiu do Rio de Janeiro para a Província de São Paulo para apaziguar os ânimos.
Assim, no dia 9 de janeiro de 1822, ocorreu um evento que ficou conhecido como o Dia do Fico, em que Dom Pedro decidiu continuar no Brasil e falou aquela famosa frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico!”.
Hoje comemoramos a Independência do Brasil. Passaram-se quase 200 anos desde que Dom Pedro I proclamou a independência do Reino de Portugal.
Independência ou Morte
Pedro recebe uma carta onde se lia que os seu poderes como regente tinham sido anulados e onde era ordenado o seu regresso a Portugal. Nesse dia estava D. Pedro na zona de São Paulo, junto ao Rio Ipiranga. Após ter lido a referida carta, mostrou a sua indignação gritando: 'Independência ou morte!
Com as famosas palavras "Independência ou Morte", D. Pedro I decretou o fim do domínio português no território brasileiro. Apesar da autonomia política, o Brasil, contudo, ainda era dependente economicamente de potências como a Inglaterra.
Foi D. Pedro I quem proclamou a independência do Brasil, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, com o famoso grito: “independência ou morte!”. ... Ou seja, a independência foi a proclamação de independência do Brasil, a morte seria você morrer sendo dependente. Assim formando o Brasil, e não foi D.
Resposta. Resposta: Dom Pedro dia 7 de setembro de 1822 declarou ao público independência ou morte.
Independência ou Morte
Pedro l jurou a Constituição Política do Império, no Real Teatro São João. Aprovada na Câmara Municipal e pelo então imperador, Dom Pedro II – por isso há quem diga que essa homenagem foi, acima de tudo, um presente de filho para pai – os trabalhos para ver o monumento erguido começaram.
Resposta: Pedro I vestido com o uniforme de general, com o braço direito levantado, representando o ato da independência.
Estátua da Liberdade