As forças de ação e reação não se equilibram e não se anulam, pois estão aplicadas em corpos diferentes. Os pares de ação e reação podem ser formados tanto por forças de contato, com é o caso desse exemplo acima, como também pelas forças de campo.
Quando a resultante das forças que atuam sobre um ponto material é nula, podemos afir corretamente que o mesmo está: a) necessariamente em repouso. ... Inclua sua resposta e ganhe pontos.
É falso. Quando um corpo está em repouso, as forças que estão indo de encontro a ele se anulam, logo, nenhuma das forças é capaz de remover o corpo da inercia.
A força resultante (Fr) de um sistema de forças consiste no efeito produzido por uma força única capaz de produzir um efeito equivalente ao das várias forças aplicadas ao corpo. A força resultante de um sistema de duas ou mais forças pode determinar-se graficamente pela adição dos vetores força (adição vetorial).
Na direção x do plano inclinado da figura, há apenas uma força atuando, a componente x do peso, portanto ela é igual à força resultante sobre o corpo na direção x. Uma vez que Px é o cateto oposto ao ângulo θ, ele é igual ao produto do peso pelo seno do ângulo θ.
O módulo da força resultante é calculado pela seguinte expressão: F_R = m_\cdot aF_R = m_\cdot a assim, é necessário calcular, em primeiro lugar, a aceleração do carro.