Atualmente, conseguimos identificar através de exames de sangue a presença de pelo menos três anticorpos antitireoidianos: anti-TPO, TRAb e anti-tireoglobulina, que nos auxiliam no diagnóstico da tireoidite de Hashimoto e na doença de Graves.
A tireoglobulina deve ser dosada no pós-operatório da tireoidectomia inicial, logo antes da dose ablativa com 131-I (em hipotireoidismo). Nesta situação, um valor acima de 10ng/mL indica a presença de doença residual, enquanto uma dosagem de tireoglobulina abaixo desse valor é um bom preditor de cura (28).
Toda cirurgia envolve riscos As mais importantes, no caso de remoção total ou parcial da tireoide, segundo os médicos, são: Hematoma: apesar de todo o cuidado para que não haja sangramento no pós-operatório, pode ocorrer um acúmulo de sangue no local operado. Essa condição pode causar dor e dificuldade de respirar.
"Quando a tireóide apresenta nódulos volumosos, com sintomas de desconforto local, produção exagerada de hormônios (hipertireoidismo) de difícil controle medicamentoso, ou nódulos suspeitos de malignidade, indicamos o tratamento cirúrgico que pode ser a retirada parcial ou total do órgão, ou seja, a tireoidectomia", ...
A cirurgia de tireoide não conta com restrições relacionadas ao aspecto alimentar. Porém, é normal que o paciente sinta, principalmente nos primeiros dias e semanas, uma certa dor ou incômodo ao engolir. Por isso, o mais recomendado é apostar em líquidos, alimentos pastosos e em alimentos leves na dieta.
O período pós–operatório de uma cirurgia da tireoide, é bem suportado pelo doente, sendo a analgesia realizada com drogas anti-inflamatórias e dependendo, outras drogas mais específicas. De uma maneira geral, o paciente pode falar e se comunicar logo após a cirurgia e alimentar-se em média 4 horas após o procedimento.
De toda forma, os cuidados são simples: lavar a ferida diariamente com água e sabonete comum e manter a ferida coberta com Micropore ou Curativo Siliconado por no mínimo 30 dias. O cirurgião vai prescrever alguns medicamentos para dor e o hormônio tireoidiano nos casos de tireoidectomia total.