A massa de ar encontra-se restrita à primeira camada da atmosfera, onde ocorre a movimentação do ar. Embora denominadas de homogêneas, elas podem apresentar alterações durante seu deslocamento, assim se tornando distintas.
Subtropical: é caracterizado por apresentar uma grande amplitude térmica no decorrer do ano, as chuvas são bem distribuídas e há ocorrência de queda de temperatura na estação do inverno, chegando a nevar. No verão as temperaturas são semelhantes às de clima tropical.
De acordo com os modelos numéricos, a neve deve cair entre quinta-feira e sábado. Para o Clima Tempo, existe uma chance alta de nevar apenas no Sul.
Para que a neve chegue no chão da mesma maneira que ela saiu da nuvem, é necessário que a atmosfera esteja com uma temperatura abaixo de zero em todo o trajeto — o que geralmente ocorre em locais de altitude mais elevada, onde é mais frio. Isso explica por que o fenômeno é tão raro no Brasil.
A neve é um um fenômeno raríssimo. Mesmo assim já nevou no Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e até o Distrito Federal. De maneira muito leve, obviamente.
Uma vez que os raios solares atingem a zona com maior intensidade. Então, quanto maior for a altitude, mais chances de cair neve no país. Como é o caso dos Estados Unidos, Canadá e alguns países da Europa. O nosso país está longe dos pólos, tendo a probabilidade de neve ser quase nula.
O evento é raro, mas vez ou outra neva no Brasil. Embora seja majoritariamente tropical, o país tem algumas regiões em que o fenômeno climático pode ocorrer quando a temperatura cai muito.