EQST

O Que Uma Pessoa Com Mobilidade Reduzida?

O que é uma pessoa com mobilidade reduzida?

A Pessoa com Mobilidade Reduzida (PMR) é definida como aquela que tenha dificuldade de movimentação. ... A mobilidade reduzida pode ser permanente ou temporária e por qualquer motivo. Por exemplo: pessoa idosa, gestante, lactante, com prótese, com criança de colo, obesa.

O que muda na vida das pessoas com deficiência a partir da lei?

Tal qual toda criança, as portadoras de deficiência têm direito a um ensino de qualidade e que atenda às suas necessidades, tanto que o tema também foi abordado na lei sancionada. ... Até mesmo o currículo do ensino superior passa por adaptações, agora sendo obrigatória abordar disciplinas sobre o tema.

É correto dizer pessoa com deficiência?

Atualmente, o termo oficial e CORRETO que foi definido pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Pessoas com Deficiência é PcD que significa Pessoa com Deficiência, pois ele esclarece que há algum tipo de deficiência sem que isso inferiorize quem a tem.

Qual o tratamento nominal adequado à pessoa com deficiência?

Errei, digo PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Esse grupinho VIP do INSS, das cotas em universidades, das filas preferenciais, cotistas no mercado de trabalho etc. gostam de ser chamados de acordo com a terminologia adequada, ou seja, PESSOA COM DEFICIÊNCIA, RESUMIDA NA SIGLA PCD. E assim por diante.

Quem são as pessoas portadoras de deficiência?

2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Como se referir a uma pessoa com deficiência?

11. Deficientes físicos (referindo-se a pessoas com qualquer tipo de deficiência). TERMO CORRETO: pessoas com deficiência (sem especificar o tipo de deficiência).

Como chamar um portador de deficiência?

“Pessoas portadoras de deficiência”. Termo que, utilizado somente em países de língua portuguesa, foi proposto para substituir o termo “pessoas deficientes”. Pela lei do menor esforço, logo reduziram este termo para “portadores de deficiência”. O “portar uma deficiência” passou a ser um valor agregado à pessoa.

Como chamar o aluno especial?

Ao longo da década de 1990 “Pessoas com necessidades especiais” surgiu, a priori, para substituir “deficiência”. Também apareceram expressões como “crianças especiais”, “alunos especiais”, “pacientes especiais”, em uma tentativa de amenizar a contundência da palavra “deficientes”.

Porque não usar portador de deficiência?

Não se usa portador de deficiência, porque pessoas não portam a deficiência, mas sim, possuem a deficiência, assim como as pessoas não portam olhos azuis, mas os possuem. Uma pessoa pode portar óculos escuros os quais pode tirá-los quando quiser. A deficiência é inerente à pessoa.

O que é deficiência parcial?

É a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, ...

Quais são os tipos de deficiências múltiplas?

A deficiência múltipla é uma associação de duas ou mais deficiências primárias como física, mental, visual ou auditiva, no mesmo indivíduo. As pessoas com deficiência múltipla apresentam comprometimento que causam atrasos no desenvolvimento, na aprendizagem e na capacidade administrativa.