A unha preta pode ter várias causas. A mais comum é ser por traumatismo (batida, pisão, queda de algum objeto sobre o dedo). Neste caso, só resta esperar para que a unha vá crescendo naturalmente e absorva este sangue extravasado, por baixo da unha.
A linha escura na unha surge por dois motivos: pelo aumento da produção de melanina na matriz da unha (estrutura que produz a unha e fica logo antes da base dela) ou pela proliferação de melanócitos, as células que produzem melanina.
Qualquer tipo de mancha branca nas unhas é chamada de leuconíquia focal. Quando as marquinhas aparecem em pequenos pontinhos brancos, possivelmente foram causadas por traumas que passam desapercebidos, como pancadas no momento de empurrar a cutícula ou por alergias a esmaltes ou produtos, como detergente e sabão.
O melanoma de unha, também chamado de melanoma subungueal, é um tipo de câncer raro de câncer que aparece nas unhas e pode ser notado pela presença de uma mancha vertical escura na unha que aumenta ao longo do tempo.
Tumor benigno É benigno, mas provoca muita dor em temperaturas baixas, quando se bate o dedo ou quando mexe. Ele se caracteriza por uma lesão azulada na unha ou uma faixa vermelha, sendo retirada cirurgicamente.
Muitas vezes, o primeiro sinal de melanoma é uma mudança no tamanho, forma ou cor de uma mancha já existente....Outros sinais de alerta são:
O segredo para ficar livre do problema é bem simples: ter mais cuidado com a pontinha dos dedos para fugir dos acidentes! E quando não conseguir fugir e acabar dando uma pancada em algum lugar, coloque logo uma compressa de gelo na área para que não vire uma lesão.
No entanto, existem outras formas simples de eliminar este tipo de mancha roxa, que podem ser:
Lixar a superfícia das unhas elimina as manchinhas brancas "Não existe nenhum tratamento específico para tirar essas manchas, mas ficar um tempo sem esmalte é a dica principal para que as unhas respirem e, assim, elas desapareçam", explica Andreza.
A micose de unha é uma infecção comum, causada por fungos que se alimentam da queratina, proteína que compõe a maior parte da unha. Se não tratado, o processo infeccioso pode se espalhar por toda a unha, e até mesmo para outras unhas, tornando o tratamento mais difícil.
Existem vários tipos de micoses de pele, que podem ser classificadas dependendo da área afetada e do fungo que está na sua origem.