adjetivo De mesma ou semelhante natureza, estrutura ou função, em comparação ou em relação a outra coisa. [Figurado] Que expressa coerência; que tem uma relação de correspondência com; coerente: texto homogêneo; governo homogêneo.
Miométrio é o músculo do útero e homogêneo é que está normal, não há textura irregular.
Miométrio é camada intermediária, constituída de musculatura lisa. O miométrio possibilita as contrações no momento do parto. Durante a gestação as fibras lisas aumentam de número e tamanho. Endométrio é a camada mais interna formada de tecido epitelial altamente vascularizado.
O principal fator de risco para o câncer de endométrio é a exposição a longo prazo ao estrogênio, produzido pelo próprio organismo ou recebido em forma de terapia hormonal. Outros fatores incluem: Menstruação precoce. Menopausa tardia.
A possibilidade de câncer de endométrio deve ser considerada sempre que houver sangramentos genitais anormais e crescimentos uterinos, especialmente na pós-menopausa. Para melhor avaliação do útero, é necessário fazer exames de imagem que permitam avaliar a estrutura e o interior do órgão.
Principais Causas: A hiperplasia do endométrio está relacionada aos níveis desregulados de estrogênio no organismo. O excesso desse hormônio, seja por falta de ovulação, tratamento de reposição hormonal ou presença de tumor nos ovários, pode causar essa disfunção.
A Hiperplasia endometrial, popularmente conhecida por endométrio espesso ou espessado é uma condição que se caracteriza pelo aumento da grossura do endométrio maior que o normal. No lugar de ter aproximadamente 5mm, o endométrio espesso pode chegar a ter 15mm, por exemplo.
O endométrio espessado ou hiperplasia endometrial é caracterizado pelo revestimento uterino muito grosso (espesso)....Sintomas
Assim, nos casos de endométrio normal observa-se no exame que a aparência está relacionada ao ciclo menstrual. No início do ciclo apresenta-se como uma fina camada (linear) ecogênica, medindo até 4 mm. Na fase proliferativa apresenta-se mais espesso, com três camadas (trilaminar) e mais ecogênico, medindo até 11 mm.
O endométrio é peça chave para mulheres que desejam engravidar, sendo essencial para a implantação do embrião e nutrição do mesmo antes da formação da placenta. A espessura adequada no período ovulatório é de no mínimo 7mm.
A hiperplasia do endométrio é o aumento da espessura do tecido que reveste internamente o útero devido a exposição excessiva ao estrogênio, que pode ocorrer em mulheres que não ovulam todos os meses ou durante a terapia de reposição hormonal feita somente com estrogênio.
Endómetrio é a camada interna do útero, que cresce todo mês preparando o útero para uma gestação. Logo após a menstruação o endometrio começa a proliferar, sendo enato conhecida esta fase como proliferativa. Após a ovulação o endometrio muda de fase passando para a chamada fase secretora.
Fase Proliferativa: Quando o endométrio está com a menor espessura, totalmente descamado. Essa fase coincide com o fim da menstruação e é o momento em que o estrogênio libera células que aumentam sua espessura. Fase Secretora: Ocorre durante o período fértil.
adjetivo Que tende a proliferar, a se espalhar facilmente: algumas bactérias possuem alto poder proliferativo. Que ocasiona ou favorece a propagação rápida; em que há proliferação: propriedade proliferativa de algumas doenças.
11° – 15° dia: Fase proliferativa avançada ou tardia: o endométrio. A sua de superfície lisa e brilhante, coloração rósea ou amarelada e as glândulas aparecem como pontilhado branco esparso, com espessura de 6-7 mm. Observam-se nitidamente as glândulas endometriais, como sendo pontos bem evidentes.
O endométrio hipotrófico histologicamente é representado quase que exclusivamente pela camada basal exibindo em raras glândulas discreta atividade proliferativa. O endométrio atrófico histologicamente é representado por estroma compacto e com glândulas redondas e pequenas.
No período após a menopausa a avaliação endometrial deve levar em conta a história clínica da paciente e o uso de terapia hormonal. A aparência normal do endométrio nesta fase é de uma linha ecogênica e homogênea, medindo até 5 mm, podendo haver distensão da cavidade uterina por muco (figura 2) (1).
Biópsia endometrial. Uma biópsia endometrial é a mais utilizada para o câncer de endométrio, sendo uma técnica precisa para mulheres pós-menopausadas. Nesse procedimento, o médico insere uma sonda no colo do útero, em seguida, usando sucção, uma pequena quantidade do tecido do endométrio é removida.
Quando uma área suspeita é encontrada durante a endoscopia ou em um exame de imagem, a única maneira de saber com certeza se realmente é um câncer é realizando uma biópsia. Durante a biópsia, o médico coleta uma amostra da área anormal, que é enviada ao laboratório de patologia para análise.
O exame clínico, os métodos de imagem e o laudo anatomopatológico final são mais precisos em relação a isso, já que a biópsia representa apenas um fragmento do tumor. Com a biópsia, é possível saber qual é o tipo do câncer, seu local de surgimento e de que forma ele se desenvolveu.
Histeroscopia diagnóstica Como o próprio nome diz, este exame é realizado para investigar e diagnosticar qualquer problema intrauterino por meio de coleta de imagens do útero, do canal endocervical e da vagina. Se necessário, nesse mesmo momento podem ser realizadas biópsias.