O comportamento operante é didaticamente descrito em termos de uma tríplice contingência, composta de antecedentes (estímulos discriminativos e operações estabelecedoras, quando houver), respostas e consequências.
Contingência pode significar qualquer relação de dependência entre eventos ambientais ou entre eventos comportamentais e ambientais (Catania, 1993; Skinner, 1953; 1969; Todorov, 1985). ... QUANDO FALAMOS EM UMA RELAÇÃO DE CONTINGÊNCIA ESTAMOS NOS REFERINDO A UMA RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA ENTRE EVENTOS.
Na análise do comportamento, o conceito de contingência indicava, originalmente, uma justaposição (temporal ou espacial) entre eventos, mas logo evoluiu para uma concepção de relações de dependência entre os eventos (os ambientais ou comportamentais e os ambientais).
Um Sr+ aquela conseqüência em que há a adição de um estímulo que mantém a emissão da resposta, por exemplo, “Eu trabalho (resposta) e ganho dinheiro (reforço positivo), e o dinheiro que ganho me mantém trabalhando”.
Tarifa de contingência é uma cobrança extra aplicada sobre contas de energia elétrica, água e gás quando há alguma dificuldade por parte do ente público em fornecer o serviço. O percentual cobrado e as regras para a aplicação da taxa variam de acordo com a determinação do governo e das agências reguladoras do serviço.
É algo que pode ou não ocorrer, é uma eventualidade. Em um mercado em constante mudança, o que mais se pode esperar e levar toda aquela brilhante estratégia de marketing por água abaixo é que surjam contingências de todos os tipos.
“O Plano de Contingência é um documento onde estão definidas as responsabilidades estabelecidas em uma organização, para atender a uma emergência e também contêm informações detalhadas sobre as características da área ou sistemas envolvidos.
Entenda que todos os riscos são importantes e devem ser gerenciados. Porém, cada risco deve ser tratado com a intensidade necessária. ... Um plano que ajude a empresa a lidar da melhor forma possível com os efeitos da incidência do risco. E isso é um Plano de Contingência.
O objetivo do plano de contingência é reunir diretrizes e informações sobre as ações que devem ser tomadas por uma organização durante uma situação adversa. Ou seja, o documento define treinamentos, respostas e procedimentos que precisam ser adotados diante de ocorrências anormais.
Conhecendo 5 passos para elaborar plano de contingência na empresa
É um plano de recuperação de desastres, tem o objetivo de descrever as medidas a serem tomadas por uma empresa, incluindo a ativação de processos manuais, para fazer com que seus processos vitais voltem a funcionar plenamente, ou num estado minimamente aceitável, o mais rápido possível, evitando assim uma paralisação ...
De forma básica, o plano de contingência diz respeito a um conjunto de planos e informações sobre as ações que devem ser tomadas em caso de imprevistos. Em outras palavras, ele se baseia em treinamentos, respostas e procedimentos a serem adotados diante de diversas ocorrências.
O plano de contingência de um órgão público é um planejamento de caráter preventivo e alternativo. Ele tem a finalidade de atender determinado evento inesperado, como por exemplo o estado de calamidade pública.
Diferenças: Plano de Contingência e Atendimento à Emergência Diferente do Plano de atendimento à emergência que parte do pressuposto de que perigos e danos ou aspectos ambientais foram levantados e quantificados e a partir daí, temos cenários para os quais devemos ensaiar.
Explicação: O Plano de contingência descreve as ações que deverão ser desencadeada diante de adversidades, acidente, sinistro, perda ou dano numa organização.
Assim, o plano de contingência visa a amenizar os efeitos da greve e ter uma equipe treinada para agir nessa situação. ... Assim, o plano de contingência visa a amenizar os efeitos da greve e ter uma equipe treinada para agir nessa situação.
O plano de gerenciamento de crise (Crisis Managament Plan – CMP) é um documento que descreve os processos que uma organização usará para responder a uma situação crítica que afetaria negativamente sua lucratividade, reputação ou capacidade de operar.
Gerenciamento de Crise: como fazer?
Como montar um comitê de gestão de crises?
Organizar contatos com a imprensa.
Comitê ou comité é um grupo de pessoas destacadas de um grupo maior (como um partido ou uma associação), geralmente com poderes deliberativos ou executivos, ou seja, com força para tomar decisões em nome dos demais.
A função do comitê é, assim, proporcionar essa troca de experiências para solucionar questões específicas. É possibilitar o diálogo que ajude o empreendedor a tocar a gestão em um momento em que ele, por estar envolvido com muitas tarefas, precisa de orientação.
O Comitê Gestor tem como atribuições acompanhar e fiscalizar o trabalho das instituições credenciadas para a certificação de diretores escolares no âmbito do programa. Também caberá ao comitê aprovar os padrões nacionais para diretores escolares e aprovar os critérios para a adesão de estados e municípios ao programa.
O Comitê de Governança Corporativa (“Comitê”) é órgão de assessoramento vinculado diretamente ao Conselho de Administração, de caráter permanente, submetido à legislação e à regulamentação aplicáveis, ao disposto no Estatuto Social da Companhia Brasileira de Distribuição (“Companhia”), e a este Regimento Interno (" ...
6 passos para montar uma equipe inovadora
Governança corporativa nada mais é do que um conjunto de processos, condutas, costumes e políticas que tem como principal objetivo garantir que as equipes atuem em conformidade com as boas práticas da empresa. É esse conjunto de práticas que direciona a administração e o monitoramento das atividades da empresa.
Governança Corporativa - Composta por Acionistas, Conselho Fiscal, Conselho de Administração, Comitês, Comitê de Auditoria, Auditoria Independente e Presidente, representa o sistema do qual todas as organizações podem prover relacionamentos envolvendo diretoria, conselho de administração, comitês e os proprietários.
O Comitê de Auditoria, criado na Finep a partir da edição da Lei nº é um órgão de assessoramento ao Conselho de Administração que o auxilia não só no monitoramento da qualidade de demonstrações financeiras, mas também no que se refere aos controles internos, à conformidade, à integridade e ao gerenciamento ...
Pois bem, de acordo com a Lei SOx, as empresas devem criar processos confiáveis de auditoria e segurança. ... Sendo assim, ao contrário do Conselho Fiscal, o Comitê de Auditoria é subordinado ao Conselho de Administração, sendo que cabe ao comitê atuar como um órgão de supervisão da gestão e dos processos internos.