Em outras palavras, Auditoria é um “exame” de demonstrativos contábeis, que quando efetuado por auditor independente, serve para consubstanciar uma opinião que este deverá expressar sobre os mesmos.
A revisão analítica consiste no exame profundo e minucioso de todo o fluxo de controles internos e de exame analítico das operações de determinada natureza ou de certo período do ano, neste caso confundindo-se com a revisão integral.
Trata-se de uma análise criteriosa para avaliar se o patrimônio da organização está sendo gerido de acordo com os direcionamentos estabelecidos pela própria empresa e também se estão em conformidade com os princípios da contabilidade. Seu objetivo é reduzir os índices de improbidade corporativa.
Plano de Auditoria: Estudo prévio contendo detalhes do processo de auditoria, tais como:
“O processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais especificados ou as informações relacionadas a este, estão em conformidade com os critérios de auditoria, ...
Dentre as características de um programa de auditoria ambiental, deve-se destacar:
ISO 14010: são normas sobre as Auditorias Ambientais. São elas que asseguram credibilidade a todo processo de certificação ambiental, visando as auditorias de terceiras partes, nas quais se verificam os compromissos estabelecidos pela empresa em seu Sistema de Gestão Ambiental.