Versor de um vetor não nulo é o vetor unitário de mesma direção e mesmo sentido de . Por exemplo, tomemos um vetor de módulo 3. Os vetores e da figura são vetores unitários, pois ambos têm módulo 1.
Versor trata-se de um vetor de módulo 1 (vetor unitário), com a direção de um dado vetor. Importância do Versor: ... Se conhecermos o sistema de coordenadas, um ponto P pode ser localizado no espaço pelas componentes de um vetor posição que vai da origem deste sistema de coordenadas ao referido ponto.
Vetor unitário é o que tem o módulo igual a 1. Para construir um vetor unitário u que tenha a mesma direção e sentido que um outro vetor v, basta dividir o vetor v pelo seu módulo, isto é: Observação: Para construir um vetor u paralelo a um vetor v, basta tomar u=cv, onde c é um escalar não nulo.
Para que dois vetores sejam iguais, é necessário que os dois possuam o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido. Como exemplo, temos os vetores e : Fonte: Autoria Própria. E, para que sejam opostos, é necessário que os dois possuam o mesmo módulo, a mesma direção e sentidos contrários.
Para encontrarmos o sentido do vetor campo elétrico, devemos analisar o sinal da carga de prova q: Se a carga de prova for positiva (q > 0),a força e o campo terão o mesmo sentido; Se a carga de prova for negativa (q < 0), a força e o campo terão sentido oposto.
Fórmulas: eletrostática Campo elétrico: E = F/q; Força elétrica: F = k. (q1.