A codominância pode ser definida como uma situação em que organismos heterozigotos expressam ambos os alelos de um gene ao mesmo tempo. Não se percebe, nessas situações, relações de dominância e recessividade, pois ambos os alelos expressam-se integralmente.
Herança sem dominância ou codominância é quanto os dois alelos são "fortes" o suficiente pra se manifestar no fenótipo, formando uma terceira característica, por exemplo: ... Flores rosas BV (cruzamento de flores brancas com flores vermelhas), fenótipo rosa.
Os que têm mais chances de se impor sobre os demais, ou de se manifestar. No caso do sangue, os genes “A” e “B” são dominantes. O gene “O” é recessivo. Cada grupo sanguíneo tem características diferentes.
O sistema ABO é um exemplo clássico de alelos múltiplos (ou polialelia) e de codominância. É um caso de alelos múltiplos, pois apresenta três alelos diferentes de um único gene (IA, IB e i). A codominância, por sua vez, acontece, pois entre os alelos IA e IB não existe relação de dominância.
[ Biologia ] Anticorpo capaz de aglutinar os glóbulos vermelhos, aos quais se liga através do aglutinogénio .
Os alelos múltiplos ou polialelia ocorrem quando os genes apresentam mais de duas formas alélicas. No caso dos alelos múltiplos, três ou mais alelos estão presentes na determinação de um caráter da população.
Heranças genéticas: polialelia. A polialelia, também chamada de alelos múltiplos, ocorre quando a herança de uma característica possui um gene com mais do que duas formas alélicas. Ainda teremos dois genes para determinar a característica, mas existirá mais do que dois alelos que irão influenciá-la.
Aglutininas são anticorpos do plasma sanguíneo específicos contra determinados aglutinogênios. ... É uma proteína que combate o aglutinogênio estranho do organismo. Susceptível de causar a aglutinação de microrganismos e dos glóbulos vermelhos que contêm o aglutinogênio.
Como um indivíduo pode conter ou não antígenos em suas hemácias, o processo de aglutinação ocorrerá quando o sangue do doador tenha um antígeno que não esteja presente no sangue do receptor. Neste caso, o sistema imune reconhecerá esse corpo estranho e reagirá, aglutinando as hemácias, podendo levar a morte.
Os aglutinogênios são antígenos encontrados na superfície das hemácias. Existem dois tipos de aglutinogênios: A e B. As aglutininas são anticorpos presentes no plasma sanguíneo e existem em dois tipos: anti-A e anti-B.
As aglutininas para o sistema ABO são anti-A e anti-B. Os indivíduos AB não as produzem, pois possuem ambos os antígenos e os indivíduos O produzem ambas. Os antígenos sanguíneos dos sistemas Rh e MNS também são chamados de aglutinogênio e funcionam da mesma forma que o sistema ABO.
Os tipos Rh+ não devem doar para tipos Rh-. Destes, apenas o tipo O- é um doador universal, isto é, pode doar para pessoas de qualquer outro tipo sanguíneo e só os tipos AB+ podem receber sangue de quaisquer outros tipos sanguíneos.
Por não possuir aglutinogênio (antígeno) em suas hemácias, o sangue tipo O é considerado o doador universal, podendo ser doado para pacientes com qualquer tipo sanguíneo. O sangue do tipo AB é denominado como receptor universal. Essa denominação é dada porque o sangue AB: a) não possui aglutinogênio.
Quando há incompatibilidade sanguínea devido ao fator Rh, há sensibilização na mãe, pois o sangue dela reconhece o bebê como um “intruso” e começa a criar anticorpos contra ele....Tabela de cruzamento entre tipos sanguíneos ABO.