Sazonalidade é quando um fator externo interfere nos resultados de um negócio. Isso pode ser de forma positiva ou negativa. É positiva quando aumenta a quantidade de vendas, como no Natal, por exemplo. E negativa quando há uma baixa, como uma sorveteria no inverno.
A sazonalidade influencia diferentemente negócios diferentes e também varia por local. ... Assim, empresas que tem sazonalidades muito acentuadas, precisam de uma gestão e planejamento financeiro de maior prazo do que as empresas menos afetadas por sazonalidade.
Esta sazonalidade da produção afeta diretamente as empresas de venda de insumos agrícolas. A busca por adubos, inseticidas, fungicidas, sementes dentre outros, apresentam uma queda no período de entressafra, o que afetará direta- mente o fluxo de caixa das organizações do ramo e, conse- quentemente, a receita.
Conforme indicam os modelos teóricos, variações sazonais tendem a determinar maiores investimentos em ativos circulantes, especialmente estoques, podendo influenciar a rentabilidade das empresas.
ESTOQUE OBSOLETO (OBSOLETE STOCK) Estoque que não pode ser ou que provavelmente não será consumido em processos futuros de produção ou vendido da maneira usual.
A demanda com tendência são as que possuem crescimento ou declínio nas vendas. Outra característica é a sazonalidade, que representa às variações que são regulares ao longo de um período (LUSTOSA, et al., 2008).
O administrador financeiro pode contribuir substancialmente nessa tarefa, evidenciando os valores e tempo de permanência dos estoques em cada fase de produção, por meio de um eficiente con- trole gerencial. A decisão de comprar a vista ou a prazo é relativamente fácil de ser tomada.
Caso o ativo circulante ser maior do que o passivo circulante, caracteriza que a empresa tem um CGL positivo, isto é, possui folga financeira na liquidez no curto prazo.
O capital de giro permite realizar o melhor controle das finanças em seu negócio, isso porque é possível analisadas as contas a pagar ou receber. ... Para isso, é preciso obter um capital de giro de modo em que possibilita o seu investimento e também o funcionamento das atividades da empresa sem afetar a saúde financeira.
Ciclo Financeiro ou Ciclo de Caixa Ele é composto pelo prazo médio de pagamentos aos fornecedores aliado ao prazo médio do recebimento das vendas. Conhecido como ciclo de caixa, ela começa no pagamento da matéria prima e finaliza com o recebimento das vendas.
O ciclo econômico está relacionado a jornada de vendas, o ciclo operacional envolve toda cadeia de produção e o ciclo financeiro lida com as movimentações do caixa da empresa.
Nessa lógica, o ciclo financeiro negativo ocorre quando a empresa não gasta antes de receber pelo investimento. Ele ocorre, por exemplo, quando o prazo dos fornecedores é suficiente para que os pague com os recursos recebidos pelas vendas. Ou então quando o seu capital de giro cobre suas ações, gerando excedentes.
Ciclo Operacional é o intervalo de tempo necessário para que uma empresa execute todas as suas atividades operacionais. Ele começa na compra da matéria-prima, passa pelas várias etapas de produção, a venda, a entrega do produto e, finalmente, termina com o recebimento.
Para tirar sua dúvida de como calcular o Ciclo Operacional, comece pela fórmula:
O ciclo operacional de uma empresa tem início com a compra da matéria-prima, passa pelo período de estocagem, pagamento da matéria-prima, estocagem de produtos acabados, venda dos produtos e finaliza com o recebimento referente às vendas realizadas.
O ciclo operacional é um indicador da eficiência na gestão. Quanto maior o ciclo de caixa de uma empresa, maior é o seu ciclo operacional na necessidade de capital de giro.
O ciclo operacional é o intervalo de tempo compreendido desde a compra das mercadorias ou dos materiais de produção até o recebimento da venda.
Quanto maior for o prazo dos fornecedores, mais dinheiro a empresa terá em caixa e menor será o Ciclo Financeiro. ... Logo, podemos concluir que quanto menor o ciclo financeiro, maior é o poder de negociação da empresa com os seus fornecedores e clientes.
Em contabilidade, ciclo operacional é o período de tempo desde a compra de matéria-prima para a indústria ou de mercadorias para serem revendidas, até o recebimento do dinheiro relativo à venda dos produtos fabricados ou revendidos. O ciclo operacional define o longo e o curto prazo para a empresa.
É o prazo desde a entrada da matéria prima na empresa até o recebimento das vendas. O que é ciclo de caixa (ou ciclo de conversão de caixa)? É o prazo desde o pagamento aos fornecedores até o recebimento da venda do produto final.
Para calcular o Ciclo Econômico, utiliza-se a seguinte fórmula:
Compreende o período entre a data da compra até o recebimento de cliente. Caso a empresa trabalhe somente com vendas á vista, o ciclo operacional tem o mesmo valor do ciclo econômico. Também conhecido como Ciclo de caixa é o tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas.