A dependência emocional acontece quando um indivíduo projeta suas expectativas em outras pessoas, passando a depender do outro para se sentir feliz, capaz, para tomar decisões e até mesmo para se sentir amado.
No mundo adulto, a Independência Emocional significa: você dono e responsável pelos seus próprios sentimentos. Como chegar nesse caminho? O primeiro passo é com Autoconhecimento.
O que a Bíblia diz: 2 Timóteo 2:15: Procura, isto sim, apresentar-se aprovado diante de Deus, como obreiro aprovado que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a Palavra da verdade.
O amor se concentra na outra pessoa, em suas qualidades positivas que a tornam perfeita para você. Em vez disso, a dependência emocional é baseada em um sentimento de vazio que precisa ser preenchido por alguém.
Há uma diferença entre o amor e o apego. Estar apaixonado é abrir seu coração e alma para o outro de uma maneira que supera todas as outras formas de apego. O apego é o medo de estar sozinho, o amor é a liberdade de ser tudo o que você pode ser. Apego requer que você esteja em um relacionamento, a fim de funcionar.
Um encontro que deveria ser romântico acaba virando um problema a ser resolvido, e não um momento de leveza e descontração. Se você passa o dia olhando o celular e esperando uma mensagem, ou tem medo – além do normal – que o outro perca o interesse, pode estar vivendo um momento de carência.
Afeto é a expressão dos nossos sentimentos e emoções. É através do afeto que manifestamos nosso estado de humor pecebido por aqueles que nos cercam. Um simples abraço pode ser o mensageiro de seu amor, portanto, não tenha medo de mostrar seus sentimentos, abraçe aqueles que você ama.
O afeto é um sentimento de carinho por alguém, que se manifesta de várias maneiras, como amizades, namoros e relações familiares. Para a psicologia, a afetividade é a capacidade do ser humano de experimentar tendências, emoções, paixões e sentimentos.
Afeto é a disposição de alguém por alguma coisa, seja positiva ou negativa. É a partir do afeto construído que se demonstram emoções ou sentimentos. Pode se ter afeto por algo, uma pessoa, um objeto, uma ideia, ou um lugar. Afeto é também o objeto da afeição, como em "meus afetos são meu cachorro e minha família".
substantivo masculino Sentimento de imenso carinho que se tem por alguém ou por algum animal; amizade: o beijo é uma demonstração de afeto. Algo ou alguém que é alvo desse sentimento: seu afeto eram os netos. Sentimento e emoção que se manifestam de muitos modos: amizade é uma forma de afeto.
substantivo masculino Afago ou carícia; gesto meigo e afetivo: o carinho do seu olhar. Demonstração de zelo e cuidado: fez o almoço com carinho. Ternura; manifestação de afeto: palavras de carinho.
A carência afetiva é caracterizada por uma dependência emocional extrema, na qual uma pessoa precisa da outra para se sentir feliz e amada.
“Carência tem a ver com o excesso de importância que damos a outras pessoas”, diz o psiquiatra Luiz Alberto Py. Às vezes, a pessoa quer um carinho do marido, um beijo dos filhos. Mas isso não pode ser uma constante. Os grandes causadores da carência são: insegurança, medo de solidão e falta de amor-próprio.
Quais são os sintomas de carência afetiva?
A Bíblia diz que Ele é o pão da vida e a água da fonte da vida . É Ele quem nos preenche . A carência nos impede se enxergar o amor dEle por nós e ver que não estamos sozinhos , que somos amadas e amados por Ele .
Carência é o tempo mínimo que você precisa contribuir para o INSS para ter direito a um benefício. Ela é sempre contada em meses e não em dias, como é o caso do tempo de contribuição. Ou seja, carência é o número mínimo de meses pagos ao INSS para que você ou seu dependente, possam ter direito de receber um benefício.
A carência é contada em meses e não em dias como o tempo de contribuição. Mesmo se o filiado ao INSS tiver trabalhado 1 dia no mês pagando INSS, ele terá 1 mês inteiro contando para carência.
A boa notícia é que mesmo sem contribuir o cidadão possui até 3 anos de cobertura aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Nacional a partir de sua demissão, entre eles o auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente.
A Lei nº 8.
O período de graça varia de 3 a 36 meses de acordo com cada situação, estando todas elas previstas no artigo 15 da lei 8.
Somente os dependentes podem pedir a Pensão por Morte. Isto é, se você for dependente, pode pedir no INSS pela central 135 ou pelo portal MeuINSS. Veja aqui a relação de documentos que você precisa apresentar para pedir a Pensão por morte em 2021.
Veja como pedir a pensão por morte no Meu INSS:
Para solicitar o pedido de pensão por morte, saiba que não é necessário ir até a uma agência do INSS, pois, o pedido só pode ser feito de forma remota, através do aplicativo ou site Meu INSS, também é possível pela central telefônica 135.
Se o falecido já recebia algum benefício do INSS, é possível fazer o pedido pela internet. O serviço está disponível no site do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Basta clicar no link “Pensão por Morte”, que aparece no canto esquerdo da página, na coluna “Serviços do INSS”, e seguir as orientações.
Documentos para requerer pensão por morte no INSS · Certidão de óbito do segurado falecido – Obtida no cartório de registro civil da sua cidade. · Documentos de identificação do segurado falecido – Identidade e CPF. · Carteira de trabalho, guias de contribuição para o INSS, NIT, PIS ou NIS do segurado falecido.
Quais documentos são necessários para pedir a pensão por morte?