O alelo selvagem ou tipo selvagem refere-se ao fenótipo da forma típica de uma espécie, como ocorre na natureza. Em outros termos, o alelo selvagem é aquele que é encontrado em organismos naturais, que não sofreram alteração nos seus genes , por meio da manipulação do homem para se obter espécies mais resistentes.
A variabilidade genética mede a tendência dos diferentes alelos de um mesmo gene que variaram entre si em uma dada população. ... Estes novos alelos surgem na população tanto através de mutações aleatórias, como pela migração de indivíduos provenientes de outras populações.
Células diploides e haploides: células diploides apresentam dois conjuntos cromossômicos, e as haploides apenas um. Alelo: variações de uma dupla de genes que ocupa o mesmo lugar nos cromossomos homólogos.
O termo dominante está relacionado com a transmissão genética de característica e é representado, na biologia, por letra maiúscula (A, B ou V). Enquanto recessivo, representado por letra minúscula (a, b ou v), representam características genéticas transmitidas apenas na ausência do gene dominante.
Um gene dominante é aquele que se expressa mesmo em dose simples, ou seja, mesmo que esteja em heterozigose.
Ou seja, o fenótipo determina a aparência do indivíduo (em sua maioria, aspectos visíveis), resultante da interação do meio e de seu conjunto de genes (genótipo). ... Exemplos de fenótipo são o formato dos olhos, a tonalidade da pele, cor e textura do cabelo, dentre outros.