Produtiva: quando a atividade é realizada no local do empreendimento - podem ser marcadas uma ou mais opções. Auxiliar: quando a atividade é realizada fora do local do empreendimento - somente uma opção deve ser marcada.
Atividades auxiliares (1) são atividades de apoio administrativo ou técnico, exercidas no âmbito de uma empresa, voltadas à criação das condições necessárias para o exercício de suas atividades econômicas e desenvolvidas para serem intencionalmente consumidas dentro da empresa.
Atividade Principal, assim considerada a atividade de industrialização, produção ou venda de bens e/ou serviços destinados a terceiros, que gerar maior receita operacional para o estabelecimento ou, no caso da circulação da mercadoria ocorrer dentro da própria empresa, o maior valor de transferência.
Atividade-fim é aquela que compreende as atividades essenciais e normais para as quais a empresa se constituiu. É o seu objetivo a exploração do seu ramo de atividade expresso em contrato social. Atividades-meio é aquela não relacionada, diretamente, com a atividade-fim empresarial. Exemplo: indústria de móveis.
“O principal objetivo do hospital é salvar vidas, permitir que o indivíduo melhore de determinada condição de saúde, ou promova a cura”, diz Nacime.
Atividades-meio é aquela não relacionada, diretamente, com a atividade-fim empresarial. Exemplo: indústria de móveis. A atividade fim é a industrialização, uma das atividades-meio é o serviço de limpeza, vigilância, manutenção de máquinas e equipamentos, contabilidade, etc.
Sobre o tema, não há maiores discussões, sendo aceita a contratação temporária tanto na dita "atividade meio" quanto na "atividade fim" da Administração Pública, desde que cumpridos os requisitos da excepcionalidade e temporalidade. A maior preocupação, no entanto, é a violação da regra do concurso público (art.
Segundo o governo, a lista traz exemplos de serviços que podem ser terceirizados, que são de "caráter auxiliar, instrumental ou acessório", e caso haja outras atividades que não estejam contempladas, "elas poderão ser executadas de forma indireta", se não estiverem dentro das que estão vedadas, como as relacionadas ao ...
A terceirização1 é um instituto oriundo da Ciência da Administração que visa à redução de custos, bem como a especialização das atividades empresariais, na medida em que permite a maior concentração da empresa em sua atividade-fim, para o qual foi estabelecida, trespassando a outras empresas normalmente as atividades- ...
A terceirização pode prejudicar o próprio funcionário contratado, por ocupar um emprego temporário, perda de benefícios sociais, o contrato de prestação de serviços com prazo estipulado que nem sempre esses contratos são renovados pela empresa.
Terceirização: O que é, suas vantagens e desvantagens