Eles são importantes não só para a vida marinha e a qualidade da água do mar. Um sem-número de outros organismos dependem deles para seu ciclo de vida. O mangue, ou suas copas, sequestram dióxido de carbono, CO2, da atmosfera amenizando o efeito estufa, entre outros serviços sistêmicos.
Tem como principal característica o predomínio da Serra do Mar, com pequenas enseadas e várias baías em uma costa muito recortada.
É chamada de Zona costeira brasileira a faixa litorânea de mais de 8,5 mil quilômetros de extensão, que se estende do Norte (Cabo Orange, na foz do Rio Oiapoque) ao Sul do país (Chuí).
Costões rochosos são ambientes costeiros que, como o próprio nome diz, estão localizados em rochas a beira mar. Eles existem por quase todo o litoral brasileiro: do Maranhão ao Rio Grande do Sul. São mais comuns em regiões onde existem serras próximas ao mar.
O litoral do Brasil tem 7 491 quilômetros de extensão, o que o torna o 16.º maior litoral nacional do mundo. Toda a costa encontra-se ao lado do Oceano Atlântico. Um número considerável de características geográficas podem ser encontradas nas áreas costeiras brasileiras, como ilhas, arrecifes e baías.
Os principais ecossistemas costeiros do país são formados por costões e rochosos, lagunas costeiras, estuários (ambiente de transição entre os rios e o mar) e deltas (lugar onde um rio deságua), manguezais, praias arenosas, recifes de coral, restingas e dunas.
Algumas ilhas costeiras muito conhecidas abrigam capitais de estado como São Luís (MA), Vitória (ES) e a ilha de Santa Catarina, onde se situa a capital Florianópolis. Outras ilhas se destacam pelo turismo, como Itaparica, na Bahia; Ilha Grande, no Rio de Janeiro, e São Sebastião, em São Paulo.
Resposta. Começa no Cabo Orange no estado do Amapá, e termina no Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul.
Petrolina