Zonas tampão são áreas ao redor de unidades de conservação, sujeitas a normas específicas, que visam mitigar impactos sobre os ecossistemas protegidos.
O plano de manejo (PM) é o documento técnico que, usando como base os objetivos gerais de uma unidade de conservação, estabelece seu zoneamento e as normas que devem nortear e regular o uso que se fará da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação de estruturas físicas necessárias à gestão, conforme ...
O Plano de Manejo significa elaborar e compreender o conjunto de ações necessárias para a gestão e uso sustentável dos recursos naturais em qualquer atividade no interior de uma área e em seu entorno de modo a conciliar, de maneira adequada e em espaços apropriados, os diferentes tipos de usos com a conservação da ...
Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) – é um documento que deve conter informações gerais da área (localização, tipos de vegetação, de solo, rios, etc.)
A seguir são descritos os passos para elaboração de um plano de manejo florestal:
O manejo florestal sustentável é um conjunto de técnicas usadas para capturar recursos naturais sem danificar o meio ambiente, garantindo a continuação e renovação destes recursos permitindo o seu uso constante. ...
A Lei Nº 9.
Dada a multiplicidade dos objetivos de conservação, há que se considerar tipos distintos de unidades de conservação denominadas “categorias de manejo”, cada uma das quais atendendo prioritariamente a determinados objetivos, que poderão ter maior ou menor significado para a preservação dos ecossistemas naturais.
Os Roteiros Metodológicos de Planejamento são diretrizes institucionais consolidadas em documentos elaborados a partir da experiência e experimentação acumulada no Instituto Chico Mendes, desde a elaboração dos primeiros planos de manejo que foram os dos Parques Nacionais de Brasília-DF, Sete Cidades-PI e Amazônia-AM, ...
1 Ato ou efeito de manejar; maneio, manuseio. 2 Condução de veículo com o uso das mãos; direção. 3 Exercício de autoridade sobre alguém ou algo.
Manejo ambiental é o conjunto de atividades e práticas que, harmonicamente executadas, permitem o desenvolvimento sócio-econômico e a conservação ambiental.
São operações e técnicas utilizadas no trato de animais que se evidenciam no tipo e na forma de fornecimento de alimentação, na movimentação, nos tratamentos preventivos e terapêuticos de doenças, nas instalações para permanência ou repousos, dentre outros.
Os princípios do Etnodesenvolvimento compreendem o respeito à autonomia e à autodeterminação dos Povos Indígenas. A participação qualificada desses povos, por meio de mecanismos de Controle Social no desenvolvimento de propostas endógenas, bem como na formulação e execução de políticas públicas que lhes dizem respeito.
O manejo é um trabalho do dia a dia da fazenda. Começa no nascimento dos bezerros, passa pelos cuidados na condução dos animais e deve ser aplicado de forma estratégica até em atividades pontuais como vacinação, identificação e, principalmente, no curral.
O bem-estar animal é um dos principais tópicos de interesse na produção animal moderna. ... Isso significa que suas emoções têm importância para eles e também grande influência sobre os seres humanos, porque mudam a forma como estes tratam os animais – a compreensão de suas emoções aumenta a empatia em relação a eles.
As boas práticas de bem-estar animal incluem prevenção e tratamento de doenças e lesões, prevenção e alívio da dor, do distresse e de outros estados negativos, fornecimento de alimentação e de outras condições de vida que sejam adequadas às necessidades e a natureza dos animais.
A avaliação do bem-estar animal deve ter como princípios as cinco liberdades dos animais: 1. Livre de fome, sede e má nutrição; 2. Livre de medo e angústia; 3. Livre de desconfortos físico e térmicos; 4.
O bem-estar animal como ciência consiste no estado do animal em um determinado momento do dia. Assim, é necessário ter a sensibilidade de avaliar a vaca como um indivíduo. É importante observar que o bem-estar animal nunca é absoluto, podendo variar dependendo do dia e do horário.
As idéias centrais foram lançadas pelo Relatório Brambell (1965), e evoluíram para se expressas como (1) Liberdade de sede, fome e má-nutrição, (2) Liberdade de dor, ferimentos e doença, (3) Liberdade de desconforto, (4) Liberdade para expressar comportamento natural e (5) Liberdade de medo e distresse, pelo Conselho ...
Bem-estar animal é um estado de conforto físico, mental e fisiológico que permite aos animais exerceram suas atividades próprias da espécie, livres de estresse causado por medo, fome, sede, frio, calor.
Com o objetivo de frear os maus-tratos contra animais, o Presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta terça-feira (29) a Lei 1.
Declaração Universal dos Direitos dos Animais
O Dia da proclamação da Declaração Universal dos Direitos dos Animais é comemorado em 27 de janeiro. O documento foi proclamado em assembléia pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1978, na cidade de Bruxelas (Bélgica). ... 225) está prevista a proteção aos animais.