Além de expressos nos princípios, os Direitos de Aprendizagem representam as maneiras pelas quais as crianças aprendem e devem ser as diretrizes do trabalho pedagógico. ...
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem como proposta, 06 Direitos de Aprendizagem, que foram elaborados a partir de valores éticos, políticos e estéticos, representando os direitos de todas as crianças que fazem parte de uma Educação Infantil, e a maneira como elas aprendem.
Os objetivos de aprendizagem para a Educação Infantil devem fornecer indicadores amplos do conhecimento, dos conceitos, habilidades e processos que as crianças adquirem durante esse importante período do desenvolvimento.
✔ Permitir, através da participação, que as crianças se expressem a partir de diferentes linguagens. A criança só pode expressar quando conhece, vivencia, experimenta. ✔ Organizar espaços interessantes que promovam a expressão dos seus sentimentos e ideias.
Garantindo o direito de Conviver O guia da NOVA ESCOLA sugere que situações em que as crianças possam brincar e interagir com os colegas são fundamentais, mas não apenas elas. Jogos, por exemplo, são importantes para que elas convivam em situações em que precisem respeitar regras.
Confira outras dicas da psicóloga e mestre em Educação, Fernanda Flores:
Juridicamente, ele é garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) que estabelece em seu artigo 24 “o direito ao repouso e ao lazer”. ... Mais recente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 16, estabelece o direito a “brincar, praticar esportes e divertir-se”.