As células da glia são células com as mais diversas funções, entre elas estão proteger e nutrir neurônios. ... Esse tecido é composto, principalmente, por neurônios e células da glia (ou neuroglia).
A Barreira hematoencefálica (BHE) é uma estrutura de permeabilidade altamente seletiva que protege o Sistema Nervoso Central (SNC) de substâncias potencialmente neurotóxicas presentes no sangue e sendo essencial para função metabólica normal do cérebro.
A estrutura principal da barreira hematoencefálica é a “junção endotelial estreita”. As células endoteliais revestem o interior de todos os vasos sanguíneos. Nos capilares que formam a barreira hematoencefálica, as células endoteliais ficam extremamente próximas umas das outras, formando as chamadas junções compactas.
- Matriz extracelular (MEC) A quebra da MEC pode levar a alterações no citoesqueleto das células endoteliais da microvasculatura cerebral, que por sua vez afeta as proteínas das JA e a integridade da barreiracom o aumento da permeabilidade desta em estados patológicos.
O sistema nervoso central (SNC) é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído pelo encéfalo e medula espinal, que estão protegidos pelo crânio e coluna vertebral, respectivamente. Ambas as estruturas são reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas de meninges.
Origem: definir se a lesão é intra ou extra-axial, ou seja, a lesão foi originada dentro do tecido nervoso ou vem de fora para dentro. Como o encéfalo é cheio de dobras (sulcos e cisternas), nem sempre é fácil definir esta característica.
O médico explica que uma lesão expansiva no cérebro, como o que ocorreu com a Glória Maria, seria qualquer lesão que tenha crescimento e rechace as estruturas cerebrais adjacentes. A lesão pode ser desde tumor maligno ou uma infecção.