EQST

O Que Sndrome De Wellens?

O que é Síndrome de Wellens?

A Síndrome de Wellens (SW) representa, ao eletrocardiograma, alterações de onda T em derivações precordiais que estão relacionadas à lesão crítica proximal de artéria descendente anterior (ADA) e alto risco de morte súbita e infarto do miocárdio, se os pacientes forem mantidos em tratamento clínico.

O que é onda T bifásica?

A SW pode ser dividida em dois tipos. A Síndrome de Wellens do tipo 1 relaciona-se com a minoria dos casos –em torno de 24%- e caracteriza-se por onda t bifásica (plus/minus) nas derivações V2 e V3.

O que é padrão Plus Minus?

Resumo: padrão plus-minus em V2 e V3 em paciente com dor torácica aguda é sinal bastante específico para a presença de lesão grave em artéria descendente anterior e para má evolução clínica caso o paciente não seja submetido à revascularização da lesão.

O que significa onda T invertida V2?

Conclusões – Os autores concluíram que a inversão da onda T anterior confinada a V1-V2 é uma variante normal ou um fenômeno fisiológico em indivíduos brancos assintomáticos sem história familiar relevante.

O que é onda T Apiculada?

A onda T representa, no eletrocardiograma, a repolarização ventricular. ... A presença de onda T apiculada, positiva e simétrica ou inversão de onda T associado a uma história de precordialgia pode sugerir isquemia miocárdica, como no exemplo abaixo.

O que significa onda T invertida?

Quando há ondas T invertidas (em relação à orientação do QRS) deve-se pensar em : síndromes coronárias agudas (angina instável e IAM sem supra), padrão de strain, miocardite, uso de digitálicos, eventos no sistema nervoso central como hemorragias, tromboembolismo pulmonar e variantes da normalidade como padrão juvenil ...

O que é padrão de strain?

O padrão strain é definido como alterações no segmento ST em alguma das derivações D1, D2, aVL ou de V3-6, apresentando o segmento horizontalização com depressão igual ou superior a 0,05 mV mais onda T invertida6.

O que significa inversão da onda T no eletrocardiograma?

Há várias doenças que causam inversão da onda T no eletrocardiograma (ECG). Entre as principais causas estão a doença arterial coronária (DAC) além de outras patologias de origem não isquêmica (ex: sobrecarga de ventrículo esquerdo, tromboembolismo pulmonar).

O que é uma onda T invertida?

Classicamente a onda T fica invertida e simétrica nas derivações correspondentes ao local da isquemia que provoca a angina. Exemplo disso é encontrar inversão da onda T nas derivações D1 e AVL que correspondem a parede lateral do ventrículo esquerdo. A angina, ou dor no peito, pode ou não ter origem cardíaca.

O que causa onda T Apiculada?

A presença de onda T apiculada, positiva e simétrica ou inversão de onda T associado a uma história de precordialgia pode sugerir isquemia miocárdica, como no exemplo abaixo. Distúrbios hidroeletrolíticos podem também alterar sua morfologia, como a hipercalemia, conforme mostrado na figura abaixo.

O que significa a onda T?

A onda T aparece após o complexo QRS, indicando a repolarização dos ventrículos. Assimétrica, a onda T normal tem amplitude máxima inferior a 15 mm nas derivações precordiais, é menor que 5 mm nas derivações periféricas. Já a onda U pode aparecer depois da onda T, e não há consenso sobre o que ela representa.

O que significa onda T negativa?

Dica: ondas T negativas em paredes lateral ou inferior, mesmo em pacientes jovens, sempre deve levar à investigação de cardiopatia estrutural (ex: cardiomiopatias).

Quanto vale cada quadradinho ECG?

No ecg, um quadrado pequeno corresponde a 1 mm no traçado. Um quadrado grande por sua vez é formado por 5 quadrados pequenos de altura e por 5 quadrados pequenos de largura. Normalmente, cada quadrado pequeno na horizontal corresponde a 40 milissegundos (ms) de duração.