EQST

O Que Significa Tinea Versicolor?

O que significa Tinea versicolor? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que significa Tinea versicolor?

(Pitiríase versicolor) É causada por Malassezia furfur, que se manifesta como múltiplas placas descamativas assintomáticas, com cor variando de branco, bege, marrom a rosa. O diagnóstico baseia-se na aparência clínica e no exame micológico com hidróxido de potássio dos raspados da pele.

O que significa versicolor?

Pitiríase Versicolor é uma micose superficial da pele causada por fungos do gênero Malassezia, que são leveduras que habitam o folículo piloso sem causar doença. Também é conhecida popularmente como “pano branco”.

O que é bom pitiríase versicolor?

Em geral, portadores de pitiríase versicolor normalmente respondem bem aos tratamentos antimicóticos tópicos e a terapias sistêmicas com derivados azólicos (cetoconazol, fluconazol, itraconazol).

O que causa o fungo Malassezia furfur?

É uma infecção causada por fungos do Gênero Malassezia, que acometem a camada superficial da pele. No homem, a principal espécie envolvida é a Malassezia furfur, causadora da Pitiriase Versicolor ou “pano branco”, bem como dermatite seborreica.

Como trata pitiríase?

Deve-se considerar tratamento profilático para casos recorrentes com Cetoconazol 2% xampu, aplicar em todo o corpo, manter por 10 minutos, 1 vez por mês, principalmente nos meses quentes. O tratamento oral não é usualmente utilizado em crianças. Tebinafina oral não é efetiva no tratamento de pitiríase versicolor.

Como tratar da pitiríase?

cetoconazol 2% xampu: deixar em contato com a pele por 5 a 10 minutos, 1 vez ao dia, por 1 a 4 semanas. itraconazol 200 mg, 1 vez ao dia, por 5 a 7 dias. Áreas de hipopigmentação podem permanecer após o tratamento, a repigmentação será gradual, ao longo dos meses após o tratamento.

Como tratar o fungo Malassezia furfur?

Malassezia furfur (Pityrosporum orbiculare) é um fungo lipofílico, que está associado a pitiríase versicolor, foliculite, dermatite seborréica e atópica, fungemia e infecções sistêmicas. O tratamento é feito com soluções antimicóticas ou derivados imidazólicos, particularmente, o cetoconazol.