Endocitose é um processo que ocorre nas células e tem por objetivo trazer para o interior dessa estrutura substâncias por meio da invaginação da membrana plasmática. Essas invaginações nada mais são que dobras na própria membrana para o interior da célula.
Via biossintética nada mais é do que a via da qual aquele composto foi sintetizado. ... A via biossintética, também denominada de via biossintética secretora é composta pelo retículo endoplasmático, pelo Complexo de Golgi e por vesículas de secreção.
O termo via secretora diz respeito à via pela qual as proteínas produzidas pela célula são libertadas para o meio extracelular. Esta via faz parte do mecanismo de transporte de vesículas da célula.
A rota secretora e seus componentes Esta rota envolve duas organelas principais. A primeira é o retículo endoplasmático, e a segunda, é o complexo de Golgi (Fig. 1). O complexo de Golgi, além de ser uma organela biossintética, funciona como uma importante estação de endereçamento de substâncias que por ela passam.
Faz parte da Via Biossintética Secretora, onde o Retículo Endoplasmático Rugoso faz a síntese de proteínas, em seguida o complexo de Golgi as captura e através de processamento e seleção forma vesículas que vão transportar essas proteínas para os locais específicos da célula.
O complexo de golgiense, também denominado de complexo de Golgi ou aparelho de Golgi, é uma organela celular que está relacionada com o processo de secreção de substâncias. Trata-se de uma estrutura formada por várias vesículas achatadas, as quais estão dispostas formando uma espécie de pilha de vesículas.
Estruturas citoplasmáticas que garantem o funcionamento de células eucariontes. As organelas celulares são pequenas estruturas localizadas no citoplasma, mergulhadas no citosol (região interna) da célula.
Ribossomos
ribossomos
Ribossomos: são formados a partir do RNA ribossômico, realizam a síntese de proteínas. Encontramos ribossomos ligados (aderidos a paredes do retículo endoplasmático rugoso) e ribossomos livres. Nos ribossomos livres ocorre a produção das proteínas que atuam no citosol.
Ribossomos. Os ribossomos são estruturas presentes nas células eucarióticas e procarióticas, cuja função é sintetizar proteínas. Não são organelas pois não possuem membranas, são espécies de grânulos, cuja estrutura é composta da molécula de RNA ribossômico dobrado, associado a proteínas.