Resposta: Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. ... É uma crença em que as pessoas buscam a satisfação nas práticas religiosas ou na fé, para superar o sofrimento e alcançar a felicidade.
Significado de Espiritualidade substantivo feminino Característica ou qualidade daquilo que é espiritual: a espiritualidade da alma. ... [Religião] Característica do que demonstra devoção espiritual; religiosidade. Etimologia (origem da palavra espiritualidade).
Quando fala-se de espiritualidade, então fala-se de uma busca do ser humano por um significado para a vida, para a sua existência, sobre o seu propósito no mundo. ... Por exemplo: uma pessoa pode acreditar em espíritos, em fantasmas, mas não crê na existência de um ser que está acima de tudo e de todos, um criador.
O que é espiritualidade segundo a etimologia Ela vem do latim spiritus, significando “respiração” ou “sopro”, mas também “coragem” e “vigor”. Assim, a espiritualidade pode ser vista como a qualidade ou estado de coragem e vigor.
A espiritualidade transcende o ego e valoriza todas as religiões que promovem a vida e o bem. A religião provoca devoção; a espiritualidade, meditação. A religião promete a vida eterna; a espiritualidade a antecipa. Na religião, Deus, por vezes, é um conceito; na espiritualidade, experiência inefável.
Se a espiritualidade é parte integrante da personalidade, a religiosidade é parte acessória, embora importante para a maioria das pessoas, especialmente, mas não unicamente, por ser precioso meio de inserção comunitária e cultural. De todo modo, a espiritualidade não tem necessariamente relação com a religião.
Na religião, a transcendência é o aspecto da natureza e do poder de uma divindade que é totalmente independente do universo material, além de todas as leis físicas conhecidas. ... Embora a transcendência seja definida como o oposto da imanência, as duas não são necessariamente mutuamente exclusivas.
Religião pode ser definida como um conjunto de crenças e práticas sociais relacionadas com a noção de sagrado. As maiores religiões do mundo são cristianismo e islamismo.
A religião é um conjunto de símbolos e rituais que possuem significados amparados pela crença de um grupo de fieis que se identificam com a organização religiosa. Todos nós conhecemos a máxima de que “religião, futebol e política não se discute”.
Religião (do latim religio, -onis) é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais.
A religião serve sobretudo para dar sentido à vida, para 36,3% dos inquiridos. Perguntados sobre como a crença religiosa faz cada um sentir-se diferente a respeito de várias características, 28,9% dizem ainda que ela dá capacidade de perdoar.
Por religião se entende um sistemas de crenças que estabelece as relações dos grupos sociais com um ser transcendente. As religiões são compostas por narrativas históricas, símbolos e tradições que se destinam a dar sentido à vida, a explicar sua origem e a do universo.
Irreligião (também referida como incredulidade, ausência de religião ou pessoas sem religião) é a ausência, indiferença ou não prática de uma religião.
A religião surgiu em algum momento entre os períodos Paleolítico e Neolítico, assim que os primeiros grupos humanos tornaram-se sedentários. As primeiras manifestações religiosas relacionavam-se com os fenômenos da natureza, ou seja, os fenômenos naturais eram entendidos como uma manifestação divina.
As primeiras formas de religiosidade dos povos antigos eram vivenciadas de forma particular, individual ou familiar. Somente em momento posterior os cultos tornam-se compartilhados por grupos estendidos. A religiosidade foi, de certa forma, institucionalizada ao ganhar as cidades.
Confira na lista que a SUPER preparou com as principais religiões do mundo:
"Quando usamos o termo religião, o usamos como o equivalente de denominações cristãs. Há entre cerca de 40 mil e 60 mil religiões diferentes no mundo.
Existem 28 estados e 23 línguas, ou seja, praticamente todos os estados adotam uma língua diferente. Quanto à religião, a Índia não se resume ao hinduísmo, mas tem também seguidos do islamismo, cristianismo, sikhismo, budismo e jainismo.
A religião cristã tem três vertentes principais: o Catolicismo Romano (subordinado ao bispo romano), a Ortodoxia Oriental (se dividiu da Igreja Católica em 1054 após o Grande Cisma) e o Protestantismo (que surgiu durante a Reforma do século XVI).