Explicação:A filosofia busca dar ao homem um conhecimento completo e aprofundado, não apenas o conhecimento fracionado das outras ciências. Ela nos dá a capacidade de nos exteriorizarmos, para termos uma melhor observação dos problemas, e podermos voltar assim com uma solução criativa.
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem..om a filosofia conseguimos identificar o motivo pelo qual as coisas mudam, porque não é o suficiente ter um conhecimento técnico e/ou especializado, mas é ...
A filosofia nos faz sair da escuridão do comodismo e ir encontrar a luz da sabedoria das soluções. Ela nos faz entender o que é tido como inútil e perceber com clareza o que é útil. A filosofia serve para entendermos com clareza os conceitos usados no dia a dia, na ciência, nas artes, na religião, etc.
Fale com pessoas o máximo que você puder.
Escrever um texto filosófico é um desafio, pois trata-se de uma escrita cuidadosa. Os argumentos devem ser claros e o estilo preciso, caso contrário corre-se o risco de não ser bem entendido ou dar vazão a interpretações erradas.
Escrever um bom ensaio de filosofia exige um grande esforço de preparação. O estudante precisa dar a si mesmo tempo suficiente para pensar sobre o tópico e escrever um esboço detalhado. Só então estará pronto para escrever um rascunho completo. Concluído o rascunho, abandone-o por um ou dois dias.
Analise filosófica é verificar, explicar os conceitos de um texto, é dizer as idéias que nele se expressam, e também explicar as relações que existem entre essas idéias, explicar sua estrutura argumentativa.
Basicamente, a principal diferença entre análise e síntese é que a primeira divide um determinado assunto em partes, as quais quando unidas compõem o todo, de forma bem objetiva enquanto que a síntese resume de forma geral um também determinado assunto, evidenciando os pontos principais do texto.
Pode proceder como se segue:
Como construir um texto argumentativo em Filosofia: Apresente as suas ideias por uma ordem natural. Os argumentos curtos escrevem-se normalmente em um ou dois parágrafos. Coloque a conclusão primeiro, seguida das suas razões, ou apresente as suas premissas primeiro e retire a conclusão no fim.