[Figurado] Alguém que guarda, protege e salvaguarda, outra coisa ou pessoa; protetor: guardião das tradições. Aquele cuja missão consiste em proteger outra pessoa; guarda-costas. [Esporte] Atleta responsável por guardar o gol; goleiro.
O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa: os ativos; os passivos; o patrimônio líquido.
Um lançamento contábil ou escrituração contábil é um reconhecimento de um ativo, passivo, receita ou despesa de uma empresa em determinado período de tempo.
Uma compra, uma venda, um pagamento, um recebimento, uma depreciação e qualquer outra transação que ocorra na empresa e que envolva no mínimo duas contas é um fato contábil. Assim, os fatos contábeis representam as transações que influenciam a situação patrimonial da empresa, podendo ou não alterar a situação líquida.
O razonete – também denominado gráfico T ou conta em T – é importante porque é capaz de realizar o controle individualizado das contas para conhecer seus saldos. Isso possibilita a apuração de resultados e a elaboração de demonstrações contábeis, como o balancete de verificação, o Balanço Patrimonial (BP) etc.
Razão e razonete são a mesma coisa. No lado esquerdo do razonete são lançados os débitos (saldos devedores) e no lado direito são lançados os créditos (saldos credores), ficando o nome da conta na parte de cima do T. ... Sendo assim, de um lado do razonete registram-se os aumentos e do outro as diminuições.