O defensor público cumpre um papel essencial na sociedade brasileira. Presta serviços jurídicos gratuitos a quem não tem condições de contratar um advogado, ajudando a população a lutar por seus direitos. Além disso, promove a difusão e conscientização dos direitos humanos e da cidadania.
O concurso da Defensoria Pública de São Paulo se divide em cinco etapas: Primeira prova escrita – objetiva (eliminatória e classificatória); Segunda prova escrita – discursiva (eliminatória e classificatória); Terceira prova escrita – discursiva (eliminatória e classificatória);
Abaixo listamos algumas das que tradicionalmente mais caem:
Neste caso, o candidato para o cargo de Defensor Público necessita ser bacharel em Direito e inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)....Concurso público para o cargo
Os estagiários de Ensino Médio, Administrativos e Psicossociais passam por uma seleção, baseada na análise curricular e entrevistas. Quando há vaga disponível, encaminha-se formulário para abertura da seleção para o CIEE (ciee.defensoria@ciee.org.br).
O estagiário inscrito pode postular todos os atos do artigo em qualquer órgão do Poder Judiciário e de Juizados Especiais, além de ter a prerrogativa de realizar atividades de consultoria, direção jurídica e assessoria. Tudo isso sempre amparado por um orientador.
Ajuda nas rotinas de atendimento a clientes, preparação de defesas, recursos de processos e alegações, avaliação de pleitos e participação em audiências. Realiza pesquisas em doutrina e jurisprudência e controla prazos de processos e pedidos de comparecimento em audiências e diligências técnicas.
Dessa forma, o estagiário de um cartório poderá executar diversas funções, que vão se basear na necessidade de cada unidade. No geral, a principal atividade é auxiliar de atendimento, onde o estudante lida diretamente com o público.
O estagiário é um profissional em começo de carreira. ... A função do estágio é oferecer, aos aprendizes, o conhecimento prático das funções profissionais. Ele possibilita, aos estudantes, um contato empírico com as matérias teóricas que lhes são passadas em sala de aula.
Em geral, o salário de Estagiário na Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP) é de R$1.
No entanto, para estagiar nos órgãos públicos é necessário que o estagiário seja aprovado no edital ou na seleção de candidatos. Normalmente há requisito mínimo do período do curso, porém muitos editais para processos de seleção para estagiários de direito exigem o comprovante de matrícula no 5º período do curso.