EQST

O Que Radioluscente?

O que é Radioluscente?

Significado de Radiolucência substantivo [Medicina] Permeabilidade às radiações, embora com certa resistência a essa passagem.

São estruturas que fornecem imagens Radiopacas?

Estruturas Anatômicas Visíveis em Radiografias

  • Sutura intermaxilar (radiolúcido)
  • Septo nasal (radiopaco)
  • Concha nasal inferior (radiopaco)
  • Espinha nasal anterior (radiopaco)
  • Forame incisivo (radiolúcido)
  • Fossa nasal (radiolúcido)

Em qual das seguintes regiões Oy invertido de Ennis e observado em radiografia periapical?

Y Invertido de ENNIS O Y invertido pode ser visualizado na radiografia periapical como linhas radiopacas formadas pela intersecção da parede lateral da fossa nasal e a borda anterior do seio maxilar. Ambas são compostas por densa cortical óssea que se apresenta como uma faixa ou linha radiopaca.

Em qual das seguintes regiões o Y invertido de Ennis e observado em radiografia periapical?

Em qual das seguintes regiões, o “Yinvertido de Ennis é observado em radiografia periapical? Molares superiores.

O que é Y invertido de Ennis?

Y INVERTIDO DE ENNIS (RO) Representa interseção do assoalho da fossa nasal com a parede anterior do seio maxilar. Consiste em uma estrutura meramente radiográfica em decorrência de efeito de projeção.

Onde se localizam os processos alveolares?

Os processos alveolares sao as porções da maxila e mandíbula que suportam as raízes dentárias. O processo alveolar pode ser dividido em osso alveolar propriamente dito, radiograficamente conhecido correspondente a lâmina dura, que reveste internamente o alvéolo.

O que significa extensão alveolar?

A extensão alveolar é observada quando o cres- cimento se desenvolve no sentido do osso alveolar. Os casos mais freqüentes são aqueles em que o primeiro molar é extraído e essa área passará a ser ocupada pelo seio maxilar.

Pode-se dizer que uma radiografia está tecnicamente boa quando apresentar?

04 - Pode-se dizer que uma radiografia está tecnicamente boa quando apresentar: Escolha uma: a. médio grau de detalhe, máximo grau de densidade e grau mínimo de contraste.

Porque a radiografia fica clara?

Quanto mais o filme é exposto aos Raios-X, mais escuro ele se torna após o seu processamento, portanto mais denso ficará; tempo de exposição curtos resultam em radiografias de baixa densidade (claras). ... São os matizes de preto, branco e cinza resultantes de uma radiografia com diferentes exposições aos Raios X.

Quando uma radiografia fica amarelada e por quê?

16. Erro/Causa: - As radiografias com este defeito podemse apresentar amareladas, com manchas escuras (derevelador) e claras (de fixador) e dupla exposição nomesmo filme. O velamento de parte das radiografiaspode ser causado por entrada de luz no local doprocessamento.

Como revelar uma radiografia odontológica?

- A ordem para revelar deve ser: Revelador Água Fixador Água - O método mais usado é o de temperatura por tempo, que significa que o período que o filme fica na solução é influenciado pela temperatura do líquido e do ambiente, por isso é necessário que se tenha cronômetro e termômetro no consultório.

O que torna uma radiografia escura?

Fator #1: Densidade A densidade radiográfica, também conhecida como densidade óptica, é o grau de enegrecimento da imagem. Ou seja, ela é responsável pelo escurecimento dos exames. Quanto maior for a densidade, mais escura será a imagem.

Como deve ser feito o armazenamento dos filmes radiográficos?

ARMAZENAGEM O ideal é armazenar filmes virgens em uma área devidamente protegida contra a penetração de radiação a uma temperatura entre 10º e 21º C, e os pacotes abertos a uma umidade relativa de 30% a 50%. As radiografias reveladas devem ser armazenadas entre 15º e 27º C e entre 30% a 50% de umidade relativa.

Como os filmes devem ser armazenados?

Você deve armazenar os pacotes de filme verticalmente. Eles não devem ser empilhados porque a tensão física causada pelo peso ou pela pressão nas folhas do filme pode resultar em dobras, ondulações e atrito. Não puxe o filme da caixa rapidamente nem manuseie-o de forma que possa causar descarga estática.

Quais os componentes da solução reveladora?

Os componentes químicos do revelador, interruptor, e fixador utilizados na revelação são classificados como. HIDROQUINONA; CARBONATO DE SÓDIO; METOL; SULFITO DE SÓDIO; BROMETO DE POTÁSSIO; HIPOSSULFITO DE SÓDIO; SULFITO DE SÓDIO; ALÚMEN DE POTÁSSIO; ÁCIDO ACÉTICO.

Qual a função da solução reveladora?

A função do revelador é concluir a transformação dos haletos de prata contidos no papel em prata metálica, através do processo de óxido-redução. Neste processo o agente revelador se oxida, 'doando' seu elétron ao haleto de prata, o que o transforma em prata metálica negra.

Qual componente químico é comum ao revelador e ao fixador e possui a função de antioxidante?

O Sulfito de Sódio tem função antioxidante, e sua ação é evitar a degradação do agente clareador, que é instável e suscetível à oxidação. Além disso, forma complexos com resíduos oxidados de revelador que contaminam a solução, não permitindo que estes manchem a radiografia.

Como devemos eliminar o fixador e o revelador?

Revelador e fixador (efluentes radiológicos): devem ser descartados em bombonas de plástico rígido, de 10 ou 20L, devidamente identificadas. Nunca na rede de esgoto (Fig. 6).

Como deve ser descartado o lixo odontológico?

É importante que o dentista tenha em seu consultório uma lixeira com a tampa acionada pelo pedal, acondicionada com um saco de lixo especial, para evitar o contato com materiais infecciosos e cumprir as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas.