substantivo feminino Solução alcalina que se obtém lançando água fervente em pano recoberto de uma camada de carbonato de sódio ou de cinza.
A lixívia de cinzas é um poderoso desengordurante e germicida, a utilizar na limpeza da cozinha, fogão, casas de banho, torneiras, todos os inox, o verdete dos muros... As cinzas podem voltar a ser fervidas e coadas, podendo acrescentar-se essa segunda lexívia à primeira.
Encher de cinzas, até 1/3 da altura, acamando bem à medida que se vai enchendo. Aquecer meio balde de água da chuva até começar a ferver. Com cuidado despejar alguma desta água a ferver em cima das cinzas. Estamos a produzir uma substância cáustica, lixívia, e deve-se ter muito cuidado.
A lixívia, água sanitária ou barrela é um composto químico para limpeza e desinfecção de superfícies, cujo produto activo, o hipoclorito de sódio, é um sal obtido da neutralização entre o ácido hipocloroso e o hidróxido de sódio, e tem a fórmula química NaClO.
– Lixívia. Em Portugal se fala lixívia. Aliás, achei muito estranho quando cheguei aqui e as pessoas falavam água sanitária.
Os produtos de limpeza são aqueles que ajudam a eliminar a sujidade, como o detergente, a lixívia, o amoníaco ou o sabão.
Sanificação (do latim, sanitas = saúde) é feita quando se reduz os microrganismos a um número considerado isento de perigo. O difícil é se avaliar este número. É o que se faz nas lavandeiras, quartos consultórios e demais ambientes, lavando-se.
A função do detergente é limpar, remover sujidades difíceis de retirar, como por exemplo, as gorduras. Os detergentes são compostos orgânicos sintéticos que possuem longas cadeias de hidrocarbonetos. Possuem uma parte ativa catiônica (NH3+), denominado de sal de amônio quaternário.
Para a higienização é necessário colocar desinfetante ou detergente hospitalar no piso e em seguida esfregar o produto com a máquina. Esta limpeza é feita diariamente e é sempre feita antes da utilização do quarto ou qualquer outro ambiente hospitalar.
O que o Auxiliar de Limpeza Hospitalar faz? Realiza a conservação e limpeza de ambientes por meio de coleta de lixo, varrições, lavagens e aparo de gramas.
4 – Limpar com água e sabão o colchão da maca de transporte após cada remoção. 1- Lavar as bancadas com água e sabão antes e após cada uso, realizando em seguida a desinfecção com solução de hipoclorito de sódio a 0,025% (250 ppm). No caso de bancadas metálicas, utilizar álcool a 70%.
A limpeza terminal é realizada após a saída do paciente, seja por alta, óbito ou transferência. Esse ato compreende a limpeza de superfícies, sejam elas verticais ou horizontais, e desinfecção do mobiliário.
Etapas da higienização
Para minimizar os riscos de infiltração, é essencial realizar periodicamente a inspeção de tetos, paredes e pisos do local; Cuidar com as superfícies: com a crise sanitária pela qual estamos passando, é imprescindível redobrar a higienização das superfícies da garagem e em outros locais do condomínio.