Resposta. A professora ensinou o esforço, a dedicação e a crença de seus alunos. Portanto, a lição de vida que pode ter do filme é que todos nós podemos mudar de vida, seja ela no comportamento, na atitude, na disciplina e na forma de pensar, sendo as mudanças a crença de que o esforço valerá apena.
Sendo assim, o filme Escritores da Liberdade nos trás uma mensagem muito importante: a esperança, o querer e o poder da mudança focando a educação como agente de transformação do individuo e de toda uma comunidade tornando de total relevância os esforços para vencer os obstáculos do preconceito, da violência e da ...
Dentre as lições de vida podem ser extraídas do filme “Escritores da Liberdade”, pode-se citar: a persistência gera sucesso, temos que nos dar a oportunidade de conseguir ser a mudança no mundo, nenhum professor é incapaz de ajudar os alunos.
Neste filme, que se passa nos EUA, a terra da liberdade, o que existe realmente são territórios restritos compondo um caldeirão étnico-cultural em constante ebulição. Todas as tribos acalentam a ilusão de ter de lutar contra o outro, sempre havendo um inimigo à espreita, o alvo das perseguições do momento.
Resposta. Apesar de ter muitas frustrações, a professora não desanima, e resolve seguir em frente no trabalho com aquele grupo de meninos, acreditando fielmente que há como quebrar as mazelas étnicas e sociais que ali existiam.
Passos enérgicos, … largos, Tremem próprios paredes. São os homens do trabalho, Que não tem tempo a perder Passos que dizem bom dia De tão ciaros, tão alegres! São as meninas crescidas Que voltaram do colégio Vagarosos passos últimos Arrastados em chinelos.
Resposta. Resposta: Porque ela acha que eles não tem capacidade para aprender.
O filme Escritores da Liberdade ensina que a escola e os professores, promovendo a educação, possuem um papel fundamental nesse processo de transformação da realidade social. BRYM, Robert J. ... ESCRITORES da liberdade (Free- domWriters, 2007). Direção e Roteiro de Richard LaGravenese, baseado no livro de Erin Gruwell.
Resposta. Muitas vezes a realidade que os jovens vivem em casa, como a violência doméstica, as drogas , a prostituição, o desemprego entre outros fazem com que eles procurem uma solução nas ruas e lá se envolvem em situações crueis, como exemplo, as gangues mostradas no filme.
O tema está ligado á desigualdade nas classes sociais, racismo, desestrutura familiar, intolerância ao que é diferente... Na minha opinião, isso tudo contribui para o tema central do filme, que é mostrar a realidade, e ao mesmo tempo, mostrar que é possível quebrar esses paradigmas.