Significante: É o elemento tangível, perceptível, material do signo. Significado: É o conceito, o ente abstrato do signo.
Signo é algo que é usado, referido ou tomado no lugar de outra coisa (aliquid pro aliquo).
Significado e significante são, portanto, entidades mentais. Usamos os signos para falar sobre coisas no mundo (entre outras coisas!). Por isso, temos a palavra (signo) 'mesa' para falar sobre esta mesa à qual estamos sentados para escrever este texto.
Já o conceito é a ideia exprimida pelo signo. ... Para melhor ilustrar a relação inseparável, mas de oposição, entre as partes constituintes do signo, Saussure opta por denominar a imagem acústica como Significante, e o conceito como Significado.
Trata-se de um tesouro depositado pela prática de fala em todos os indivíduos pertencentes à mesma comunidade, um sistema gramatical que existe virtualmente em cada cérebro ou, mais exatamente, nos cérebros dum conjunto de indivíduos, pois a língua não está completa em nenhum, e só na massa ela existe de modo completo.
Considerando os princípios teóricos abordados, verifica-se, essencialmente, que, para Saussure, o objeto da Linguística é a língua enquanto sistema; enquanto para Benveniste, é a língua enquanto enunciação.
Psicolinguística – trata-se da parte da linguística que compreende as relações entre linguagem e pensamentos humanos. * Linguística aplicada – revela-se como a parte dessa ciência que aplica os conceitos linguísticos no aperfeiçoamento da comunicação humana, como é o caso do ensino das diferentes línguas.
Linguística Geral Os principais temas abordados pelo estudioso foram: língua, fala, signo linguístico, significante, significado, sintagma, sincronia e diacronia. Não pare por aqui. ... Diferença entre língua e linguagem: entenda de uma vez!