Considera-se crime a infração penal que a lei comina pena de reclusão ou de detenção, quer isoladamente, quer alternativa ou cumulativamente com a pena de multa; contravenção, a infração penal a que a lei comina, isoladamente, pena de prisão simples ou de multa, ou ambas, alternativa ou cumulativamente.
O Direito Penal tem por objetivo proteger os bens jurídicos mais importantes para a própria sobrevivência da sociedade. ... Ressalte-se que a sanção não constitui a finalidade do Direito Penal, pois é somente um meio de que o Estado se vale para efetuar a tutela dos bens jurídicos.
É aquele por meio do qual o Estado, visando a concretizar seus objetivos políticos, emprega as leis penais como instrumento, promovendo seus interesses, estratégia que se afasta do mandamento da intervenção mínima.
Desse modo, no Direito Penal, os princípios têm a função de orientar o legislador ordinário, bem como o intérprete do Direito, a fim de limitar o poder repressivo estatal e garantir os direitos fundamentais da pessoa.
Devido a essa importância, os bens jurídicos servem de base material para a tipificação de tipos penais. Exemplos: direito à vida, à liberdade, à honra, à propriedade, etc. É com base nos bens jurídicos que os crimes são elencados no Código Penal: crimes contra a vida, contra a honra, contra o patrimônio, etc.
A Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico e a relação entre a sociedade e o meio. ... Geografia é, atualmente, a ciência que possui como objeto de estudo o espaço geográfico, espaço esse que é palco da dinâmica social, ou seja, das relações entre o homem e o meio.
1. Objeto de estudo. É o foco do estudo, a questão dentro de um assunto ou grande área a ser analisada ou investigada. Minha pesquisa se encaixa na área de Linguística e meu objeto de estudo são elementos acústicos da fala.
São objetos que marcaram a história devido a sua importância nos fatos e sobre como tudo ocorreu. ... Um bom objeto histórico é capaz de apresentar-se como sendo algo plena, pronto.
A história estuda as mudanças e permanências ocorridas na sociedade. ... Ou seja, a história estuda o tempo passado e também o presente. Por isso, pode-se dizer que dizer que a história é o estudo dos seres humanos no tempo e no espaço.
“A História serve para se entender o presente”,“A História é uma das formas de reflexão da vida social, pois nossa sociedade é auto-reflexiva,“A História serve para se entender o desenvolvimento das sociedades e dos valores da humanidade; com ela o historiador constrói e divulga conceitos e ideologias com o intuito de ...
A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. ... Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer.
A história do tempo presente é um campo dos estudos históricos voltado à análise das rupturas e permanências do passado no presente. ... A capacidade humana de projetar seu futuro e construir suas recordações se vêem abaladas, pois o ser humano não tem outro horizonte além de seu próprio presente.
“A História serve para se entender o presente” – Prof. Ms. ... “A História serve para se entender o desenvolvimento das sociedades e dos valores da humanidade; com ela o historiador constrói e divulga conceitos e ideologias com o intuito de promover uma melhora na vida das pessoas” – Profa.
A História é uma Ciência que estuda as relações humanas no tempo. ... A utilidade da história é revelar o que aconteceu para auxiliar-nos hoje a evitar que as coisas negativas voltem a acontecer, e para incentivar o favorecimento das coisas positivas.
O tempo é algo indispensável para o estudo de nossa disciplina, visto que, ele é uma das bases fundamentais da história, pois, o tempo junto com o homem em sociedade, compõem a própria história, e o historiador ao se apropriar do tempo, para datar suas pesquisas e acontecimentos nelas estudados, dar ao tempo sentido e ...
A previsão do tempo é ferramenta essencial no desenvolvimento econômico do país: na agricultura, na geração de energia em usinas hidrelétricas - que dependem do volume de água - e nas mais diversas atividades econômicas. ...