O Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (Qualifar-SUS), instituído pela Portaria nº 1214/GM/MS, de 13 de junho de 2012, cuja materialidade está atualmente disposta na Portaria de Consolidação nº 5/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, tem por finalidade contribuir para o ...
O cadastro de produtos no HÓRUS é realizado pelo Ministério da Saúde. Caso não encontre um produto, solicite o cadastro do mesmo conforme orientações descritas no Módulo VIII. Observe que, após salvar, o sistema gera o número da entrada, a situação da entrada e o nome do operador que registrou os dados.
1). A reorientação da Assistência Farmacêutica está fundamentada na descentralização da gestão, na promoção do uso racional dos medicamentos, na otimização e eficácia do sistema de distribuição no setor público e no desenvolvimento de iniciativas que possibilitem a redução nos preços dos produtos (BRASIL, 2002a).
Para acessar o sistema SISCAN WEB é preciso conectar ao endereço: http://siscan.saude.gov.br/ e informar login e senha.
O Sistema de Informação do Câncer (SISCAN) é uma versão em plataforma web que integra os sistemas de informação do Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero (SISCOLO) e do Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama (SISMAMA).
Art. 1º Fica instituído o Sistema de Informação de Câncer (SISCAN) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Art. 2º O SISCAN tem por finalidade permitir o monitoramento das ações relacionadas à detecção precoce, à confirmação diagnóstica e ao inicio do tratamento de neoplasias malignas.
Page 1
Pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados.
A mulher passa por exames com aparelhos de raio X, que reproduzem a imagem de cada uma das mamas. Conforme a Sociedade Brasileira de Mastologia, este exame precisa ser realizado pelas mulheres a partir dos 40 anos.
Mamografia bilateral: são realizadas duas incidências em cada mama. Ecografia mamária: é um exame que não usa radiação e é indicado para mulheres jovens e grávidas.
Usada para diagnosticar o câncer de mama, a mamografia é um exame não invasivo que captura imagens do seio feminino com o mamógrafo. Esse é um aparelho que usa a mesma radiação do raio-x tradicional, mas os feixes são projetados levando em conta a anatomia das mamas.
Quando não é possível caracterizar um nódulo pela mamografia, o principal exame complementar é o ultrassom.
Saiba quais são os tipos de mamografia Existem dois tipos de mamografia: a convencional, realizada com um aparelho analógico, e a digital, realizada com um aparelho digital.
Cada mamografia anual (emite radiação ionizante) contribui para o desenvolvimento de câncer de mama, que não surge de imediato, mas após cerca de 10 anos de exposição. 3. Atraso no diagnóstico do câncer que está presente, mas não é detectado pela mamografia, o que é denominado de falso-negativo.