Na análise de confiabilidade, o MTTF é o tempo médio que um item irá funcionar antes de falhar. É a vida útil média do item. Com dados censurados, a média aritmética dos dados não fornece uma boa medida do centro porque pelo menos alguns dos tempos de falha são desconhecidos.
O OEE consiste em um indicador muito utilizado na indústria, apontando o nível de eficiência de um equipamento. ... O Overall Equipment Effectiveness, ou Eficiência Global do Equipamento, faz uma comparação entre a capacidade de produção que um equipamento possui e a quantidade que foi, de fato, entregue por ele.
Tendo esses três indicadores em mãos, é possível calcular o OEE, que é o resultado da multiplicação dos três fatores acima citados (qualidade x performance x disponibilidade), e, com isso, se tem uma referência clara sobre onde a empresa está e o que se deve fazer para que ela chegue onde precisa.
O índice OEE, como já foi dito, busca medir a efetividade dos equipamentos industriais. ... Assim, o cálculo envolve a análise de três perspectivas presentes em qualquer planta industrial: disponibilidade e performance das máquinas; qualidade do produto final.
Considera-se a Performance como sendo de classe mundial quando maior ou igual 95%. Considera-se a Qualidade como sendo de classe mundial quando maior ou igual à 99,9%. Multiplicando-se estes indicadores, chega-se a um OEE de 85%, que é considerado como sendo de classe mundial.
Qualidade = peças boas/total de peças produzidas x 100.
Índice de retrabalho O que, mais uma vez, deve ser verificado pelo profissional de RH. O índice de retrabalho é muito simples de ser calculado: basta dividir o total de peças retrabalhadas pelo total de peças produzidas no mesmo período. O ideal é que o índice seja zero ou um valor próximo disso.
A fórmula usada para calcular disponibilidade é: Disponibilidade é igual MTBF sobre MTBF mais MTTR vezes 100. MTBF: Mean Time Between Failures – Tempo Médio Entre Falhas (Clique e saiba mais!)
Refugo Porcentagem Realizado: percentual de refugo em relação ao total que foi apontado. Por exemplo: se foi produzido 8 e refugado 2, o cálculo é 2/(8+2) = 20%.