O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal. No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes.
A literatura de cordel, também conhecida como folheto, aqui no Brasil é um tipo de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos. O nome literatura de cordel tem origem na forma como esses folhetos são vendidos, eles normalmente são pendurados em barbantes, cordas ou cordéis. ...
Nesse caso, a tinta é aplicada em uma superfície lisa, o papel é colocado sobre ela e os traços são feitos com um palito, sobre a folha, que depois é descolada e revela o desenho no verso. No fim dessa intensa incursão, os alunos conheceram os macetes da impressão e as possibilidades dessa linguagem.
A xilogravura é um processo de gravação em relevo que utiliza a madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. ... Mais tarde, foi utilizada como carimbo sobre folhas de papel para a impressão de orações budistas na China e no Japão.
Isogravura é uma forma de produzir uma gravura usando isopor. Simplificando, é uma forma de produzir um carimbo em uma placa de isopor e reproduzir esse desenho quantas vezes quiser, podendo ter várias cópias do seu trabalho. Nesse caso, a placa de isopor que recebe o desenho é a nossa MATRIZ.