É um formato de jornal no qual tem uma linguagem simples e direta, onde chama a atenção através das informações de utilidades públicas que estabelece ao jornalista uma melhor aproximação com o público, uma participação intensa na vida da comunidade, um maior engajamento.
O nome "Coluna" surgiu em virtude da diagramação original dos textos não-noticiosos publicados regularmente em espaço predeterminado no jornal. ... Até a década de 1990, era mais comum que cada coluna tivesse um tema específico, a despeito dos autores que assinassem os textos.
A coluna é um género do jornalismo que se utiliza quando alguém quer expressar uma opinião. ... Através da opinião do seu autor, a coluna jornalística visa apresentar uma interpretação da realidade para orientar o leitor.
Os tipos mais comuns são e linhas, barras e círculos. Textos que expõem o ponto de vista dos leitores (sobre reportagens anteriores ou sobre o jornal em si, por exemplo) e são agrupadas por tema, geralmente sendo divulgadas diferentes tendências de opinião. Às vezes, os jornais realizam a Resposta ao Leitor.
O consenso geral é o de que a revista neste caso serviria de suporte, ou portador textual, um tipo de estrutura que abriga diversos tipos de gênero textual sem que seja caracterizado com um gênero em si. Assim, a matéria seria um gênero abrigado pelo suporte revista, por exemplo.