A pele se rompe, no ponto de impacto do projétil, por atingir o limite de sua elasticidade. A epiderme se rompe primeiro, formando uma orla escoriada ao redor do ponto de impacto, denominada zona ou orla de contusão, também denominada de orla de escoriação.
Quando o projétil de arma de fogo é transfixante observa-se, no corpo humano, um segundo orifício, ou seja, o orifício de saída, cuja lesão apresenta a seguinte característica: a) orla de escoriação e halo de enxugo.
Esse exame (comparação balística) depende da apreensão do projétil que atingiu a vítima e da arma do suspeito para permitir que seja feito outro disparo e, assim, a comparação dos dois projéteis que transitaram... pelo cano da arma.
Diferente da afirmação do delegado, o cientista forense Sergio Hernández afirma que o exame residuográfico é um dos “mais sensíveis” em todo processo pericial e deve ser realizado em até seis horas após o fato em pessoas vivas, segundo o procedimento operacional padrão da perícia criminal.
2 - EXAME DE LUVA DE PARAFINA OU RESIDUOGRÁFICO Trata-se de exame realizado nas mãos de pessoa suspeita de haver efetuado recentemente disparo de arma de fogo para verificação da presença ou não de resíduos de pólvora.
A identificação da arma pelo projétil Em qualquer das hipóteses, o perito balístico irá examinar o projétil, verificando seu peso, formato, comprimento, diâmetro, composição, calibre, raiamento, estriações laterais finas e deformações.
4a Questão São consideradas como essenciais, numa pistola semiautomática, as seguintes partes ou peças, EXCETO: o ferrolho, com o bloco da culatra; a armação, contendo o mecanismo de disparo e o receptáculo do carregador; o carregador; a munição; o cano, com a respectiva câmara; 5a Questão Sobre o laudo pericial, diz- ...
As operações de carregamento e de extração reproduzem-se enquanto há cartuchos no carregador. Esvaziando o carregador, o ferrolho é mantido à retaguarda pelo retém do ferrolho, indicando ao atirador que deve alimentar a sua arma.
Partes essenciais do revólver Podemos dividir o revólver em quatro partes: armação, tambor, cano e mecanismo.
Funcionamento. O funcionamento básico de um revólver consiste em alinhar um cartucho alojado em uma câmara do tambor com o cano fixo através da rotação do tambor. ... Revólveres de ação dupla também podem funcionar em ação simples, bastando armar o cão manualmente.
Arma de fogo é um artefato que arremessa projéteis empregando a força expansiva dos gases gerados pela combustão de um propelente confinado em uma câmara que, normalmente, está solidária a um cano que tem a função de propiciar continuidade à combustão do propelente, além de direção e estabilidade ao projétil.
Em termos práticos, a espoleta moderna é basicamente uma pequena cápsula metálica, contendo um composto químico detonante, que quando estimulado pelo impacto do percussor e o esmagamento da cápsula, entra em combustão e dá início à queima da pólvora contida no cartucho, ocasionando o disparo.
Cão é a designação da peça de uma arma de fogo responsável por propiciar energia para o impacto contra a espoleta do cartucho, para acender o propelente e disparar o projétil. O sistema é dito de "percussão direta", se o percussor for fixo no cão, ou de "percussão indireta" se o percussor for um pino separado.
Significado de percursor: 1. Parte da arma responsável pela deflagração da espoleta do cartucho ...
verbo transitivo Colocar a arma em ponto de disparar; armar. [Figurado] Preparar algo, deixar tudo pronto para uma execução final.
REVÓLVER:O. Revólver é mais fácil de ser manuseado e além disso é mais barato comparado com a pistola. É uma arma bem popular e conhecida no Brasil. Só que é também a a arma que aparece em mais de 70% dos casos de homicídios provocados por armas de fogo.
Não há dúvida de que existem cartuchos mais eficazes do que o 9mm Luger, mas o 9mm é muito mais potente que qualquer cartucho 32 ACP ou 380 Auto, e tem mais capacidade de munição que um revólver compacto 38 Special.
Capaz de disparar 600 tiros por minuto numa área de 200 metros de alcance efetivo (área onde ocorre a maioria das mortes por uma arma), a submetralhadora UZI é campeã de preferência entre forças armadas do planeta. Ela já foi comercializada para 90 países.
1. Sig Sauer P365. A arma que na opinião de muitos se concretiza como a melhor arma para porte atualmente é a Sig Sauer P365. É uma arma extremamente compacta que possui duas versões, ambas em 9mm, disponíveis no mercado nacional.
Recentemente lançada nos Estados Unidos, a Taurus G3c (modelo compacto da nova geração G3) foi eleita a número 1 na lista das 10 melhores armas. Sendo também recomendadas a G3 e a G2c, pistolas que fazem parte da família G produzida pela Taurus.
As pistolas Glock são consideradas a perfeição. Um amigo disse que são monótonas, pois nunca apresentam problemas... A segunda arma mais desejada, uma obra prima alemã e suiça é a SIG SAUER.
A Glock 17 é uma pistola de fabricação austríaca que utiliza munição do tipo 9 x 19 mm Parabellum, o famoso 9 milímetros, um dos calibres mais utilizados em guerras e que no Brasil é de uso exclusivo da Polícia Federal.