A força resultante é o somatório de todas as forças aplicadas sobre um mesmo ponto. Desse modo, para calcular a força resultante sobre um corpo, devemos somar as forças que são aplicadas na mesma direção e sentido e subtrair as forças que estão em sentido contrário.
Quando uma força atua, utiliza energia e produz trabalho. Há várias espécies de forças, tal como há várias espécies de energia. A expansão de um gás, por exemplo, ao ser aquecido, produz uma força à medida que o seu volume aumenta - é esta força que origina o movimento do automóvel, avião ou foguete.
Onde estão as forças? As coisas caem porque são atraídas pela Terra. Há uma força que “puxa” cada objeto para baixo e que também é responsável por manter a atmosfera sobre a Terra e também por deixar a Lua e os satélites artificiais em órbita. É a chamada força gravitacional.
Existem quatro forças fundamentais da natureza que são responsáveis por todos os fenômenos conhecidos....Existem quatro tipos de forças fundamentais:
As forças sociais representam os diferentes grupos (formados por pessoas) presentes no campo social. ... Como exemplos de forças sociais, podemos destacar: partidos políticos - onde os membros acreditam que uma determinada ideologia política é capaz de guiar toda a sociedade.
Pode considerar-se, em sentido amplo, que toda a organização ou grupo social estruturado possui, em maior ou menor grau, uma certa força de ação, de mobilização ou de persuasão.
Forças sociais quando tratadas em um contexto geográfico podem ser definidas como elementos de origem humana, que têm a a capacidade de modificar de forma ampla o espaço físico, seja este espaço composto por uma sina hidrelétrica, por prédios ou ainda por um conjunto de edifícios.
As forças sociais que modificam o meio ambiente são as forças produzidas pelas dinâmicas sociais existentes no espaço geográfico. ... Como exemplo das forças sociais que modificam o ambiente, podemos citar a construção dos centros industriais, a mineração e a agropecuária.