A Guerra do Peloponeso foi um conflito militar entre as cidades-estado de Atenas e Esparta. ... O fim da guerra derrubou o poder de Atenas na península e resultou na hegemonia política e economia de Esparta na região, com seu sistema voltado para o fortalecimento militar.
Esparta foi, assim, destruída na batalha da Selácia, em 222 a. C. Após esta derrota, acabou por cair nas mãos dos tiranos Macânidas (211-206 a.
A Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil entre Atenas e Esparta, que ocorreu na Grécia Antiga entre 431 e 404 a.C. Esse conflito militar durou 27 anos e terminou com a vitória de Esparta.
Esparta era uma cidade-estado já bastante articulada à época e bem diferente de Atenas. ... Assim, saindo da Liga de Delos Esparta foi responsável por criar a Liga do Peloponeso, que fazia oposição à Atenas. A disputa entre as ligas de Delos e do Peloponeso é uma das batalhas mais conhecidas na história da humanidade.
Esta guerra de gregos contra gregos representou o fim da democracia ateniense e o início do declínio da civilização grega, pois o enfraquecimento decorrente do conflito resultou no domínio macedônico um século depois. ... Os aliados passaram ainda a pagar tributos aos atenienses, o que causou um agravamento nas alianças.