O fluxo de caixa de investimento mostra quais são gastos com os ativos não-circulantes nos investimentos da empresa, no bens Imobilizados ou Intangíveis. Ele mostra também as entradas por venda dos ativos que estão nos subgrupos da conta. Ele é um dos elementos do demonstrativo de Fluxo de Caixa.
No curto prazo, o fluxo de caixa projetado tem como objetivo identificar quando a empresa tem dinheiro sobrando no caixa, e quando está faltando recursos. O fluxo de caixa projetado pode ajudar você a escolher as melhores datas para pagar fornecedores e outros vencimentos, por exemplo.
O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira com a finalidade de apurar o saldo disponível em seu negócio para que haja sempre capital de giro na empresa, para aplicação, investimentos ou eventuais gastos.
O fluxo de caixa deve ser estruturado com duas colunas: contas a receber e contas a pagar. O lado de contas a receber será composto de todas as entradas representadas por vendas à vista, recebimento de duplicatas, descontos, antecipações, recebimento de aluguéis, receitas financeiras e outros.
Como fazer Projeção de Fluxo de Caixa passo a passo:
Com o fluxo de caixa diário é possível identificar a origem das movimentações?
Sua matemática é bem simples: consiste em pegar o faturamento e subtrair dele os gastos da empresa. Pronto, temos aí o resultado do fluxo de caixa. No entanto, embora o cálculo seja simples, a maior dificuldade encontrada — e a maior concentração de falhas — está em sua organização.
COMO FAZER UM PROGRAMA PARA CONTROLE DE ESTOQUE E VENDAS?