O tratamento para embolia pulmonar inclui administração de oxigênio ao indivíduo através de uma máscara, medicamentos pela veia para desfazer o êmbolo, como a heparina, que irá dissolver o coágulo que está impedindo a passagem de sangue, e analgésicos para aliviar as dores.
Embolia pulmonar - sintomas Os sinais e sintomas mais frequentes no tromboembolismo pulmonar são: Falta de ar - este sintoma surge subitamente e piora com os esforços; Dor torácica (dor nas costas) - a dor pode ser semelhante a um enfarte (ataque cardíaco). As dores agravam quando se respira profundamente (pleuresia).
Tipos de embolias:
Embolias são causadas por bloqueios na corrente sanguínea. A causa do bloqueio é chamada embolia e pode ser sólida ou gasosa. A embolia geralmente aparece como um coágulo de sangue, bolha de ar ou gordura. É transportado através da corrente sanguínea até ficar preso e formar um bloqueio.
Complicações de uma Embolia Uma vez que o êmbolo é dissolvido pelo vaso, sobre ele pode se desenvolver um trombo secundário, que muitas vezes mascara o primeiro. Se a obstrução do vaso é total e a circulação sanguínea insuficiente, ocorrem infartos. Se os êmbolos contem pus, aparecem os abscessos metastáticos.
Tipos de Êmbolos:
Quando se forma um coágulo de sangue num vaso sanguíneo é uma trombose. Se, por outro lado, o coágulo se desloca ainda mais para dentro do corpo, isso quer dizer que é uma embolia. O termo thromboembolus é muitas vezes usado na medicina porque a maioria das embolias surgem a partir de tromboses.
6 sinais de trombose na perna
Segundo ele, nos casos em que o trombo é formado no interior das veias intramusculares, caracteriza-se por trombose do tipo venosa profunda. Os coágulos podem se deslocar e migrar até os pulmões e ocasionar a embolia pulmonar, que representa alto risco de morte.
Trombo, é uma coagulação de sangue no interior do vaso sanguíneo. Ocorre pela agregação plaquetária, diferente do coágulo, que ocorre pela formação de polímeros de fibrinogênio (fibrina). São considerados três tipos de trombo: trombo hemostático, trombo venoso e trombo arterial.
Coágulos de sangue são o resultado de uma coagulação – o processo de tornar o sangue líquido em estado sólido ou semissólido. Coágulos de sangue que ocorrem na corrente sanguínea são necessários para estancar sangramentos de ferimentos, mas eles também podem se formar desnecessariamente e causar problemas médicos.
Principais sintomas
A trombose intestinal é uma obstrução de vasos sanguíneos que irrigam o intestino. Dependendo da gravidade, a doença pode levar até à morte.
A trombose venosa mesentérica trata-se de uma condição médica na qual um coágulo de sangue obstrui a veia que irriga o mesentério, tecido que coneta o intestino à parede abdominal. É uma condição rara, que é responsável por 5% a 15% de todos os casos de isquemia intestinal.
A trombose intestinal acontece quando um coágulo entope um vaso sanguíneo bloqueando a passagem do sangue e consequentemente a irrigação de parte do intestino. Com a falta de sangue, esta parte começa a morrer. O inchaço que aparece no local é devido às bactérias que se proliferam e produzem gases.
O que pode causar a torção Alterações genéticas da forma do intestino; Adesões intestinais provocadas por cirurgia abdominal ou infecção; Tumor no intestino ou algo cause obstrução e rotação no intestino;; Constipação crônica.